SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 1 de março de 2013

REDAÇÃO SE FAZ TODOS OS DIAS


Um dos conceitos apresentados aos alunos logo nas primeiras aulas é o de que estudando no mesmo dia da aula eles fixarão muito mais e melhor o que foi apresentado quando assistiram à aula. Isso significa que fazer exercícios todos os dias como forma de reforçar o discurso do professor é necessário. Por isso mesmo, ainda que seja uma sexta-feira e estejamos cansados da semana de estudos e trabalhos, proponho um pequeno exercício de redação. Após a leitura, faça o exercício e, se quiser, cole nos comentários para que eu possa ler e outros leitores opinem sobre sua produção.
Exercício mínimo de redação


Leia atentamente o texto que segue:

TRAGÉDIA BRASILEIRA

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,
Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira, 1? Ed., 1966, Ed. José Olympio, RJ, p. 146)

PRIMEIRA PROPOSTA: Reescreva a "Tragédia Brasileira" sob um novo ângulo.

SEGUNDA PROPOSTA: Crie uma outra história que possa também ser chamada de Tragédia Brasileira.

Fonte:http://www.analisedetextos.com.br/2013/03/redacao-se-faz-todo-dia.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+analisedetextos+%28An%C3%A1lise+de+textos%29

10 comentários:

Vinícius da Silva Picanço disse...

Tragédia brasileira!
Hugo, um empresário rico, com 30 anos de idade.
Conheceu vários lugares, curtiu a vida fez tudo que podia imaginar. Mas um dia por uma dívida muito grande, perdeu tudo que tinha, carro, casa etc...
Hugo tão desesperado por ter perdido tudo o que tinha conquistado a vida toda, começou a conhecer pessoas de má influência. E assim foi, Hugo começou a usar drogas, fuma etc. Até que ele parou e pensou que tudo que havia feito na vida não estava certo, Hugo refletiu que mesmo quando ele tinha dinheiro ele não era feliz e agora estava naquele estado deplorável, todo sujo e ninguém mais queria está perto dele, assim por uma decisão precipitada de achar que não tinha como mais recomeçar corrigindo os erros e assim ele pulou no rio amazonas e se afogou.
Moral: Pense bem antes de fazer suas escolhas!
By: Vinícius Picanço

Aline Carla Rodrigues disse...

Parabéns meu querido você é surpreendente!

Robson Pessoa disse...

Robson faria pessoa disse:
Tragédia brasileira
Um velho homen chamado José de 54 anos,cuidava de cavalos na roça onde várias pessoas passavam por lá ,foii quando um dia um homen reclado das vezes do cavalo entao o pobre homen se mudou de lugar.Para nao causar confusão entao foi embora lá ele conheceu uma mulher quase na sua idade ela tinha 50 anos e o nome dela era Julia entao foram se conhecerao melhor e conseguiram comprar uma casa na roça entao foii lá quando começou a cuidar de seus cavalos ,entao um belo dia de noite ouve-se um berro de um cavalo ele acorda assustado entao vai ver oque é quando chega pra ver uma viatura estava fazendo ronda,foi quando a policia viu as luzes e ouviu os gritos foi quando o policial assustado disparou 3 tiros 2 acertaram José deixando ele gravemente ferido,foi quando a policia foi ver entao era um pobre homen baleado chamo a ambulancia levando para o hospital ele nao aguentou e morreu .
Moral:antes de fazer alguma coisa pense bem.!
Ass:robson pessoa.

Anderson Bastos disse...

TRAGÉDIA BRASILEIRA !
André Monteiro , um dos melhores jogadores de futebol do Brasil , aos seus 40 anos , já tinha uma fortuna acumulada de mais de 100 milhões de reais , quando se aposentou do futebol .
Ele comprou uma mansão no valor de 5 milhões , fazia festa todo dia , em média , por dia ele gastava 100 mil , comprava carro e casa para os amigos , bebia e fumava todos os dias , comprava tudo para sua mulher de roupas , até diamantes , pra seus filhos então , comprava tudo oque eles pediam.
Assim , em pouco menos de 5 anos após a sua aposentadoria , André perdeu tudo , e não era de se esperar de tanto beber , uma doença no fígado e no pulmão , oque gerou a sua morte no dia 26 de agosto de 2008 .
Isso gerou muita repercussão na imprensa , durante muito tempo , hoje em dia sua mulher vive no interior de São Paulo , junto com seus filhos , e hoje se arrepende de tudo que gastou .
Moral da História : Não pense no amanhã como se fosse um dia qualquer, pense como se fosse sua última oportunidade de dizer e fazer coisas que são importantes pra você.
Aluno : Anderson Ferreira Bastos Júnior

Raphaela Freitas disse...

Um morador de rua que lavava carros. Ele se apaixonou por uma bancária. Ela passava e ele se declarava, sobre como ela era linda e mexia com o coraçãozinho dele.... Isso todo dia, ela paciente, condescendente as vezes sorria, sempre conversava com ele. Todo dia ele esperava ela entrar e sair do trabalho e se declarava...
Então ele sumiu, nos primeiros dias ela se deu conta e ficou na dela. Uma semana foi demais, ela saiu perguntando por ele e ninguém sabia dele nas imediações nem em outras paragens aonde ele poderia estar. Ela mesma saiu procurando,e achou ele morto de frio há quase uma semana num terreno baldio. Ela fez o enterro dele.
Ele não teve uma vida nada digna mas um enterro de um homem que foi amado.

Purple Sloth disse...

Em uma marcenaria, na floresta Amazônica, trabalhavam 20 homens. Eles foram para a floresta para cortar árvores para fazer móveis. Um dos homens, o senhor João, que era novo na marcenaria, estava prestes a ligar a serra elétrica quando ele pensou: "Vou cortar essa árvore, na maior floresta do planeta, para uma marcenaria ilegal, o que direi para meus netos quando eles me perguntarem qual era minha profissão? Direi a eles que eu ajudei a desmatar a maior floresta do planeta?! Não quero isso para mim". Então o senhor João colocou sua serra elétrica no chão e saiu andando para pegar sua bicicleta e ir embora. Seus companheiros de trabalho perguntaram o que ele estava fazendo. E ele com um sorriso no rosto respondeu: "Estou indo para minha casa, para pegar mudas de árvores para plantar, ao envés de desmatar". Seus amigos começaram a rir dele. Então ele revidou: "Quando vocês tiverem netos ou filhos e eles perguntarem qual era a profissão de vocês, vocês dirão que ajudaram a desmatar a maior floresta do mundo?". Eles pensaram bem e largaram suas serras elétricas no chão e recorreram ao IBAMA. O IBAMA fechou a marcenaria e o dono teve que pagar uma multa. O senhor João deixou uma mensagem: "Antes de cometer atos, pense na sua geração".

Unknown disse...

Tragédia Brasileira!

Sandro, um farmacêutico, com 27 anos.
Um homem inteligente, que tinha uma família que o amava muito e sempre o apoiava.
Certo dia precisou fazer uma cirurgia no estômago, a cirurgia ocorreu tudo bem e ele foi pra casa.
Passado alguns ele começou a sentir algumas dores, foi ao médico mas ele falou que não era nada e podia voltar para casa, continuou sentindo as dores, mais uma vez foi ao médico e ele repetiu a mesma coisa.
Até que um dia foi em outro médico, que pediu para ele tirar chapa do pulmão,o médico falou que ele estava com pneumonia, então ele precisou ficar internado.
O caso dele foi só piorando, e ele teve que ir pro CTI, mas lá ele continuava piorando.
Então em um dia chuvoso Sandro teve uma parada cardíaca e morreu, deixando muitas saudades a todos que o amavam.

Anônimo disse...

Tragédia Brasileira :
Uma mulher de 28 anos , estava na prostituição , o seu patrão a ameaçava todos os dias , ela sentia muito medo , até que um dia ela descobriu que estava grávida , mas não sabia quem era o pai , porque foram vários homens nos últimos meses , mas ela resolveu ficar em segredo , depois de alguns meses a barriga de Márcia já estava grande , então seu patrão ordenou manda-la para bem longe de lá , e mata-la , Márcia escuta tudo pela porta , então Márcia foge , mas não adiantou , os capangas do patrão dela , a pegaram e enfiaram uma faca em seu peito só deu tempo dela dizer ''Se puder , cuidem da minha filha '' , e a menina foi colocada na adoção !

Matheus Moutinho

Anônimo disse...

Tragédia Brasileira
Márcia da Silva , uma mulher de 28 anos ,que morava na Bahia foi pega e elevada para uma casa de prostituição a força ,e o ficou lá 2 anos , até engravidar , mas resolveu guardar segredo , mas se passaram alguns meses , a barriga dela cresceu , o patrão dela descobriu , então ela tentou fugir ,mas os capangas do patrão dela , a pegou e enfiou uma faca no peito dela , ela caiu i disse '' Por Favor cuide do meu filho '' ...

Matheus Moutinho

Unknown disse...

TRAGÉDIA BRASILEIRA‏.

Marcos, Lucas e Fernando são 3 amigos que moram na cidade de Itumbiara, no interior do estado de Goiás.
Marcos tem 25 anos, Lucas 21 e Fernando tem 23. Todos eles são amigos de faculdade e fazem faculdade de Agronomia.
Num certo dia, Marcos ficou sabendo que haveria uma festa na cidade vizinha a Itumbiara, a cidade se chama Bom Jesus de Goiás. Marcos chamou seus amigos Lucas e Fernando para curtir o show do Gusttavo Lima com ele.
Lucas então pediu o seu pai André que emprestasse o seu carro para eles, então André, pai de Lucas deu o carro para ele.
Chegando na festa todos animados para assitir ao show do Gusttavo Lima, Marcos comprou 2 garrafas de big apple, Marcos bebeu o show inteiro, e Lucas e Fernando também foram nessa.
Emfim, a festa acabou e os meninos estavam completamente foras de si e mesmo assim eles resolveram ir de carro embora.
Quando eles estavam chegando no cruzamento de Bom Jesus de Goiás com Itumbiara Marcos tentou fazer uma curva perigosa e o pior aconteceu.
Marcos se chocou de frente com um ônibus da 1001. Marcos, Lucas e Fernando morreram na hora.
Um acidente tão trágico que poderia ser evitado...

Moral da Historia: Se beber não dirija, se dirigir não beba!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }