Situada em um planalto com aproximadamente 1.000 m de altitude o clima da Capadócia é acentuadamente continental, com verões quentes e secos e os invernos frios e até com neve, o que a torna mais exuberante ainda.
Dizia o turista Eduardo Ruiz, que nos brindou com algumas fotos: ” Ver a Capadócia coberta de neve, a partir de um balão, é como abrir os olhos pela primeira vez”. É realmente lindo e inesquecível.
Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos são suas mais importantes cidades .
A Capadócia é um dos principais destinos turísticos da Turquia por sua história rica em cultura bizantina e arqueológica.
A abundância de rochas de formas caprichadas pela erosão ao longo dos anos faz com que abundem nessas paisagens lunares ,muitas cavernas naturais e artificiais, como esta da foto.
Durante o período bizantino, algumas destas construções subterrâneas foram transformadas em igrejas e decoradas com frescos nas paredes e tetos.
A Capadócia já foi palco de guerras, cruzadas ; sofreu invasõese saques , mas apesar disto suas riquezas culturais compõe hoje um interessante destino no caminho até a Ásia.
A Capadócia já foi palco de guerras, cruzadas ; sofreu invasõese saques , mas apesar disto suas riquezas culturais compõe hoje um interessante destino no caminho até a Ásia.
A pequena cidade de Gorëme é o ponto de partida para explorar esta região. Construída a partir de escavações nos pequemos montes dentro de um vale de arenito que compõe o relevo da região. Ali as pessoas vivem literalmente na era da pedra, com portas, janelas, chaminés. O passeio vale a pena.
O Parque Nacional sem dúvida é a mais famosa área da pitoresca e popular região da Capadócia onde concentram-se dezenas de igrejas em construções religiosas trogloditas, todas elas tombadas como patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO junto com os Sítios Rupestres da Capadócia.
Mas você vai se surpreender ainda mais quando sobrevoar a Capadócia em um balão às 06 horas da manhã. Poucas experiências se comparam a isto. É magnífica a paisagem que se descortina aos olhos do visitante. A 1.300 metros de altura, a paisagem árida de tons terrosos em solo assume um aspecto quase onírico, montanhas e vales branco-lunar alternando-se com serpentinas verdes e as inacreditáveis casas escavadas em rochas pontiagudas que ora se assemelham a cogumelos, ora lembram cupinzais humanos.
A oferta de hotéis na região é bem disputada e os preços são relativamente baixos, sendo que os mais aconchegantes- são os “cavehotels”, construídos a partir das cavernas. Quanto à alimentação também não é preciso se preocupar, porque os melhores restaurantes do país estão nesta região, principalmente em Göreme.
Veja a baixo mais fotos deste lugar indescritível em sua totalidade. É só indo conferir mesmo!
Confira este atraente passeio em vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário