Las Meninas (1656), Diego Velázquez
Pablo Picasso costumava frequentar o Museu do Prado com a intenção, quase única, de ver a grande tela de Diego Velázquez.
Ficava horas olhando e desenhando. O resultado foram 44 pinturas e centenas de desenhos todos baseado na grande pintura Las Meninas.
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É bem comum mestres do presente, ou do passado recente, olharem os grandes que os antecederam e a partir de suas obras criarem novas - uma espécie de releitura.
Picasso fez o mesmo com a tela Almoço na Relva de Manet, entre outros.
E por falar em Las Meninas, lembro da pergunta que tantas vezes fiz a mim mesma:
Mas afinal porque essa emblemática pintura é tema sempre recorrente de pintores contemporâneos?
Seria a composição em uma escala de grandeza, as cores, o tema, a perfeição do todo, o pintor presente na tela ligeiramente afastado a pintar outra tela, ou seria a própria,...? É tudo isso aliado a sensação de incógnita magia que a tela emana e nos seduz.
Michel Foucault faz um relato magnífico desta obra no livro As palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas; Capítulo 1 - Las Meninas.
Fica aí a dica.
Pablo Picasso costumava frequentar o Museu do Prado com a intenção, quase única, de ver a grande tela de Diego Velázquez.
Ficava horas olhando e desenhando. O resultado foram 44 pinturas e centenas de desenhos todos baseado na grande pintura Las Meninas.
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É bem comum mestres do presente, ou do passado recente, olharem os grandes que os antecederam e a partir de suas obras criarem novas - uma espécie de releitura.
Picasso fez o mesmo com a tela Almoço na Relva de Manet, entre outros.
E por falar em Las Meninas, lembro da pergunta que tantas vezes fiz a mim mesma:
Mas afinal porque essa emblemática pintura é tema sempre recorrente de pintores contemporâneos?
Seria a composição em uma escala de grandeza, as cores, o tema, a perfeição do todo, o pintor presente na tela ligeiramente afastado a pintar outra tela, ou seria a própria,...? É tudo isso aliado a sensação de incógnita magia que a tela emana e nos seduz.
Michel Foucault faz um relato magnífico desta obra no livro As palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas; Capítulo 1 - Las Meninas.
Fica aí a dica.
A infanta e Aglaupi, Lou Borghetti. (Releitura a partir de Velázquez e Picasso).
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