Símbolo de opressão e desigualdade, o muro de Berlim foi erguido na época da Guerra Fria, para separar a Alemanha em duas partes: a oriental (socialista) e a ocidental (capitalista). Com isso, os cidadãos de uma parte não podiam transitar na outra, gerando desigualdade.
Cansados dessa situação, os cidadãos – principalmente os da Alemanha Oriental, que sofriam mais com a desigualdade – resolveram se unir e derrubar o muro e a opressão gerada por sua existência. Vários cidadãos marcharam para a fronteira; quem estava em casa viu pela televisão a aglomeração e resolveu aderir ao movimento.
Pouco depois desse ocorrido (que foi em 1989), as duas Alemanhas se reunificaram, e foi permitida a livre circulação dos cidadãos das duas partes do país, antes divididas. Além disso, foi o fim da Guerra Fria.
Esse foi mais um exemplo histórico de que fazer justiça exige coletividade; não se consegue lutar sozinho contra a opressão. Defender uma causa não é suficiente, é preciso se mobilizar, você não acha?
http://comecaki.com.br/
Vamos comemorar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário