Pace Gallery mostra trabalhos do japonês.
Missed Autumn Rendez-Vous, 2013
A exposição Yoshitomo Nara marca a primeira individual do artista japonês de mesmo nome na Pace Gallery, em Nova York. A mostra conta com pinturas e esculturas em bronze que contêm traços de um dos aspectos que tornam seu trabalho tão reconhecido – o questionamento que o artista aplica a noções aparentemente estabelecidas. Exemplo clássico está no modo segundo o qual representa crianças em sua arte; pequenas e de olhos grandes, teriam tudo para ser graciosas e cativantes. Mas, no trabalho de Nara, elas são bravas, com olhares misteriosos e frios.
As referências presentes no trabalho do japonês são diversas. Ele usa desde tradições visuais japonesas a elementos do modernismo ocidental, e suas obras mesclam aspectos do mangá, da música pop e punk americana, cujas letras aparecem frequentemente em seus desenhos e pinturas.
Apesar desses aspectos configurarem parte significante de sua identidade, os trabalhos mais recentes de Nara têm mostrado traços na pintura e na escultura que o aproxima de estilos mais tradicionais. Outra característica que torna seu trabalho mais único ainda é o acabamento irregular e áspero de suas esculturas, que deixa visíveis marcas das mãos do artista.
Yoshitomo Nara
Local: Pace Gallery New York
Endereço: 534 West 25th Street, Nova York
Data: até 29 de junho
Midnight Pilgrim, 2012
Thinking Sister, 2012
When You Feel So Sad, 2012
Long Tall Sister, 2012
Setsuko the Cat, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário