Foto: o escritor e ativista Michael Pollan - crédito: Ken Light/Divulgação
“Não coma nada que a sua avó não reconhecesse como comida.”
Esta é uma das “regras da comida” de Michael Pollan, escritor e ativista norte-americano que participou da Flip 2014, Festa Literária Internacional de Paraty, que foi realizada em 30 de julho a 3 de agosto em Paraty (RJ). Pollan une política, literatura e ciência em sua cruzada contra a era da comida industrial. Ganhou fama com suas campanhas contra a junkie food, a agricultura predatória e o agronegócio, que contribuem para a degradação da alimentação na vida moderna.
Nos seus livros O dilema do onívoro, As regras da comida e Em defesa da comida, publicados no Brasil pela editora Intrínseca, Pollan faz verdadeiros manifestos em favor de um retorno à alimentação saudável, numa reação na era da comida industrial.
Na Flip 2014, Pollan lança o livro Cooked. Conversar à mesa e cozinhar a própria refeição, de preferência com amigos e família, são para Pollan alguns dos gestos necessários para mudar a vida nos EUA, país que ele chama de “a república dos obesos” – os Estados Unidos é o país com o maior percentual de obesos, 13%. O número de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 milhões em 2013, 29% da população mundial, revelou um estudo publicado na revista Lancet.
Fonte:
www.akatu.org.br/DireitosAutorais
Nenhum comentário:
Postar um comentário