Especula-se que os mestres do Renascimento esconderam em suas obras imagens anatômicas do cérebro, dentre esses artistas estão Michelangelo e Gerard David.
Durante o Renascimento os estudiosos tomaram como confiáveis as ciências e assim a anatomia humana adquiriu uma importância fundamental.Mas os artistas eram mantidos pelo clero religioso, então como poderiam demonstrar em sua arte a ciência ao invés da religião?A ideia é que eles esconderam a anatomia em suas obras.
Há 21 anos Meshberger notou como a “Criação de Adão” representadas na Capela Sistina mostra Deus rodeado por uma cortina que tem a forma do que ele acreditava ser a seção sagital de um cérebro humano.A interpretação desta cena dada por Meshberger é que Deus, no processo de criação de Adão, lhe dá o dom do “intelecto”, simbolizado pelo cérebro.
Outro exemplo é a pintura de Gerard David : “Transfiguração de Cristo” que se assemelharia a uma secção coronal do cérebro.
Será tudo isso apenas coincidência?
Daqui,Daqui e Daqui também
Os artigos podem ser encontrados nos links abaixo:
An interpretation of Michelangelo’s Creation of Adam based on neuroanatomy
Brain ‘imaging’ in the Renaissance
Nenhum comentário:
Postar um comentário