RIO - Primeira incursão de Martin Scorsese pelo cinema infanto-juvenil, a aventura “A invenção de Hugo Cabret” é o líder em indicações ao Oscar 2012. O longa surpreendeu ao concorrer em 11 categorias, entre elas a de melhor filme e direção, deixando para trás o favorito a receber o prêmio máximo, o filme mudo “O artista", do francês Michel Hazanivicius, que disputa dez estatuetas. Apesar de ter ficado de fora da disputa pelo prêmio de melhor filme estrangeiro com “Tropa de elite 2”, o Brasil estará representado no Oscar por Sergio Mendes e Carlinhos Brown, que concorrem à estatueta de melhor canção original por “Real in Rio”, junto à americana Siedah Garrett. A música faz parte da trilha sonora da animação “Rio”, do também brasileiro Carlos Saldanha.
Por telefone, Sergio Mendes falou ao GLOBO sobre a indicação:
- Estou muito feliz. É a primeira vez que dou uma entrevista às 6h30m (em Los Angeles). Tudo começou com o Carlos Saldanha me contando a história. Ele queria uma música para abrir o filme que representasse o amanhecer no Rio de Janeiro. E foi com essa ideia do amanhecer que eu trabalhei.
Carlinhos Brown também se manifestou. Em um comunicado oficial, ele disse estar honrado por ter sido indicado a um prêmio de tamanha importância. "Esse é um momento muito especial que consagra a parceria positiva com Sergio Mendes, que começou no final dos anos 80 e que gerou muitas músicas e discos. A Música Popular Brasileira sempre foi muito difundida pelo mundo, mas acredito que ainda faltam esforços para que os artistas brasileiros façam parte do grande cast da música mundial. E isso precisa vir de nós porque o mundo já se interessa pelo que fazemos. Parabéns meus parceiros Mikael Mutti e Jonh Powell. Dois grandes produtores. Sem eles seria impossível compor mais de oito temas para essa trilha", declarou.
Por causa de uma mudança nas regras deste ano, ao todo, nove produções vão disputar o prêmio máximo da Academia nesta edição, em vez das dez dos dois últimos anos. Além de “Hugo” e “O artista”, também concorrem a melhor filme o épico ambientado na Primeira Guerra Mundial “Cavalo de guerra”, o conto esportivo “O homem que mudou o jogo”, o drama familiar “Os descendentes”, a crônica filosófica “Árvore da vida”, o romance fantástico “Meia-noite em Paris”, o feminista “Histórias cruzadas” e o drama sobre o 11 de Setembro “Tão forte e tão perto”.
Vencedor do Globo de Ouro de melhor comédia ou musical e de mais de 30 outros prêmios da temporada, "O artista" é o favorito ao Oscar deste ano. Entre as dez indicações que recebeu, o longa concorre nas principais categorias, como de roteiro e direção para o cineasta francês Michel Hazanavicius, de melhor ator para Jean Dujardin e de atriz coadjuvante Berenice Bejo.
Dujardin, que ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de comédia ou musical pelo papel de um astro do cinema mudo que entra em declínio com a chegada dos filmes falados, tem como seu principal rival George Clooney, que levou o prêmio na categoria drama por "Os descendentes", em que o astro - que já tem um Oscar na prateleira por "Syriana"- interpreta um pai que tenta manter a família unida depois que sua esposa sofre um acidente.
Também concorrem ao troféu de melhor ator o mexicano Demian Bechir, que vive um imigrante em "A better life"; Gary Oldman, como um espião britânico em "O espião que sabia demais"; e Brad Pitt como o empresário de um time de beisebol em "O homem que mudou o jogo".
Entre as atrizes, as favoritas são Meryl Streep e Michelle Williams, que encarnam duas mulheres reais que marcaram a história. Streep vive Margaret Thatcher iem "A Dama de Ferro" e Williams interpreta Marilyn Monroe em "Sete dias com Marilyn".
Vencedora de dois Oscars, Meryl Streep aumentou seu recorde para um total de 17 indicações, cinco a mais que Katharine Hepburn e Jack Nicholson, empatados em segundo lugar. Streep venceu em duas de suas quatro primeiras indicações - levando o Oscar de atriz coadjuvante por "Kramer vs. Kramer", em 1979, e de atriz principal em1982 por "A escolha de Sofia" - mas perdeu nas últimas 12 vezes. Especialistas afirmam que sua vitória no Globo de Ouro pela personificação de Thatcher é sua melhor chance de quebrar a sequência de derrotas.
Além de Streep e Williams, também concorrem ao troféu de melhor atriz Glenn Close, como uma irlandesa do século 19 que finge ser um homem em "Albert Nobbs"; Viola Davis como uma empregada negra que expõe as histórias de seus patrões brancos em "Histórias cruzadas"; e Rooney Mara, como uma hacker vingativa em "Os homens que não amavam as mulheres".
As indicações foram anunciadas no início da tarde desta terça-feira pela atriz Jennifer Lawrence, que concorreu ao Oscar em 2011 por “Inverno da alma”, em uma cerimônia que durou cerca de 10 minutos, na sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em Beverly Hills. A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/a-invencao-de-hugo-cabret-lidera-indicacoes-ao-oscar-2012-3749713#ixzz1kQLv2mMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário