SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 17 de outubro de 2009

Curiosidades sobre Hélio Oiticica











Ao menos 90% da obra de Oiticica é perdida em incêndio
ADRIANA CHIARINI - Agencia Estado

RIO - Pelo menos 90% das obras do artista plástico Hélio Oiticica foram destruídas devido a um incêndio na noite de ontem no primeiro andar da casa da família no Jardim Botânico, na zona sul do Rio. Lá estavam abrigadas mais de mil peças do acervo do Projeto Hélio Oiticica e nada se salvou. O prejuízo é estimado em US$ 200 milhões pelo arquiteto César Oiticica, irmão do artista, que mora no segundo andar da mesma casa, e não tem seguro das obras.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Identificação
Número de Tombo: 0059/80
Tipo: Folha impressa
Série: Depoimentos
Espécie: Entrevista
Idioma(s): Português
Descrição Física
Título do Projeto: Entrevista com Hélio Oiticica
Local: [Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil]
Data de início: 01/Fev/1980
Data de término: s.d.
Resumo
Nessa entrevista, cedida a Carlos Alberto Messeder Pereira e Heloísa Buarque de Hollanda, Hélio Oiticica passa em revista toda sua trajetória desde a década de 1950. Fala da relação da arte com o "ativismo político" (o trabalho artístico é uma atuação política sem necessariamente ser um "ativismo político"); de seus trabalhos desde os Metaesquemas, o ingresso no grupo neoconcreto, da "paulatina desintegração da pintura no espaço"; de suas experiências em Londres e Nova York; da produção brasileira nos anos 70 no Exterior; das revistas "Navilouca" e "Pólem"; do jornal "Flor do Mal"; das publicações de cultura e de contracultura; das "patrulhas ideológicas"; da atuação da esquerda na cultura brasileira, do espaço público. H.O. manifesta sua irritação com os teóricos universitários; afirma que o Brasil é um país "fascista" e faz alguns prognósticos para a arte dos anos 1980. Um adendo à entrevista (datilografado em 14/02/1980) traz um depoimento de HO registrando a "frieza e a indiferença", os "meios sorrisos" das pessoas em relação às experiências dele desde sua volta de Nova York.
Obs.:Imagens tiradas do www.google.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }