Desigualdade Social – A culpa é sua!
O Brasil tem sofrido com um dos problemas que mais afetam o mundo atual – a desigualdade social. Uma pequena porcentagem da população com muito, a outra parte com pouco ou nada. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida, muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais, às vezes não porque querem, mas sim por não terem alternativas.
Um grande exemplo é o investimento gasto em estádios de futebol para a Copa do Mundo. Pessoas que muitas vezes não têm o que comer são obrigadas a pagar impostos. Esses que deviam ser para a saúde, educação e bem estar da população são despejados no Maracanã, para que estrangeiros possam ver o lado “bom” desse país emergente.
Desigualdade se resolve com educação de qualidade, empregos e com o voto consciente. Portanto, sua decisão na urna é superimportante!
Matheus Queiroz
Foto de Aline Carla Rodrigues - "Luz e sombras".
Foto de Aline Carla Rodrigues - "Luz e sombras".
16 comentários:
Oi matheus...vou usar teu artigo para uma resenha critica da faculdade..por que ele e curto mas em poucas palavras voce disse tudo e o que precisa mudar para termos um pais melhor..afinal a responsabilidade e nossa..vlw..abç.
Se for possível deixe seu nome, pois Matheus é meu aluno do 3º ano do Colégio Estadual Chequer Jorge e gostaria que ele soubesse da importância de sua escrita. Obrigada pelo comentário, ficarei grata!
Aline Carla Rodrigues.
vou usar esse seu texto como uma idéia em um artigo de opinião que tenho que entregar na escola , gostei muito
Realmente o texto do Matheus ao meu ver é perfeito.
Abraços, Aline Carla.
Oi Matheus, sou estudante de jornalismo e, como o amigo disse acima seu texto está curto, mas tá com um ótimo conteúdo, por esse motivo irei usa-ló para um artigo de opinião da faculdade! Parabéns professora, gostei bastante do incentivo!
Bom dia, Daniel!
Maravilhar-se é o primeiro passo para uma grande descoberta! E por incrível que pareça ela sempre está dentro de nós.
Abraços e obrigada pelo seu comentário.
Aline Carla Rodrigues.
Matheus Queiroz ótima analise a sua, receba minhas humildes felicitações por sua busca em pensar e analisar a sociedade ao seu redor, uma ação como esta em dias como o hoje é magnífica vindo de jovens que por opção poderiam está em uma vida contrária a sua.
Porém sobre desigualdade social, dizer que a culpa é da sociedade é inadmissível, pois um empregado não faz discriminação de seu empregador. Porém um empregador contrata depois de discriminar as qualidades necessárias para si. Logo, podemos analisar que a classe dominante, esta sim, é a maior fomentadora de desigualdade social.
É um tanto obtuso dizer que uma criança ou um jovem tornam-se conflitantes com a lei sustentos na ausência de oportunidades, pois tudo decorre de suas propensões. Nosso exmo. Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa cresceu em uma favela, e o Thor Batista filho de Aike Batista, optou em matar uma pessoa com seu carro de marca porsche. Ambos situações e opções transcendentemente opostas.
Não podemos, nós pensadores generalizar sobre a classe trabalhadora que já vive uma exploração, alienação e até um sonho utópico, mais a culpa de lideranças politicas insatisfatórias.
Mais uma vez, lembre que você em especial está em um ótimo caminho. Espero um dia conhece-lo!
Continuando meu ultimo comentário... A professora Aline Carla, parabéns pela iniciatíva, pois somente vocês professores pode um dia mudar nosso modo de vida. assim como faz com o Matheus... :)
Lindo comentário Felipe! A felicidade de um professor é uma aprendizagem diária! Imenso abraço, Aline Carla Rodrigues.
Belo artigo , vou usar ele para um trabalho de escola , obrigado.
Belo artigo , vou usar ele para um trabalho de escola , obrigado.
Concordo!
Artigo maravilhoso. Vou usar como um trabalho pro colégio. Parabéns Matheus.
Vou usar na minha escola como inspiração sou do 5°
Parabéns pelo texto ao meu ver está maravilhoso vou usar para um artigo de opinião na escola
vou usar esse texto como um exemplo de artigo de opinião na minha escola. meus parabéns, adorei.
Postar um comentário