Parte 1: verbos que causam dúvidas
# NAMORAR
Qual é o certo?
Bonifácio namora Maria.
Bonifácio namora com Maria.
O correto é “Bonifácio namora Maria”. Namorar é um verbo transitivo direto: não exige preposição (liga-se diretamente ao complemento). Portanto, não esqueça: o verbo “namorar” não exige o “com”.
Com quem Bonifácio namora? (errado)
Quem Bonifácio namora? (certo)
Bonifácio namora com Maria (errado)
Bonifácio namora Maria (certo)
# PREFERIR
Outro verbo muito interessante vem no próximo exemplo.
Qual é o certo?
Geraldo prefere matemática do que filosofia
Geraldo prefere matemática à filosofia
O correto é “Geraldo prefere matemática a filosofia”. Todo mundo fala “eu prefiro isso do que aquilo”, mas não se usa o termo “do que” para o verbo preferir, mas sim o “a”: “eu prefiro isso a aquilo”.
Sim, eu sei: é estranho, tanto que, às vezes, eu mesmo prefiro falar errado a pensarem que eu estou falando errado.
Agora, vejamos essa próxima:
#(DES)OBEDECER
Geraldo obedece o aviso
Geraldo obedece ao aviso
Um aviso bem útil |
O correto é “obedece ao aviso”. O verbo obedecer é transitivo indireto, portanto você precisa literalmente enfiar a preposição “a” entre ele e seu complemento. Portanto, sempre diga “eu obedeço AOS meus pais”. Bem... no caso de desobedecer, a regra vale também: “eu desobedeço AOS meus pais” e, no exemplo, seria “Geraldo desobedece AO aviso”. Está errado falar “obedeço ofulano, obedeço o ciclano”.
OBS: O “AO” é a junção de “A” mais “O”. Se tiver uma palavra feminina depois do verbo, o “O” vira “A” e a junção é “A” com “A”. A fusão de dois “A” é o “A” craseado (à). Ex: Geraldo obedece à advertência (advertência=palavra feminina)
Para finalizar essa primeira parte, vejamos esse caso:
#DESFRUTAR/USUFRUIR
Geraldo desfruta de seu carro novo
Geraldo desfruta seu carro novo
O correto a se dizer é “Geraldo desfruta seu carro novo”. Desfrutar é verbo transitivo direto, assim como o verbo “usufruir”. Portanto, é errado dizer, por exemplo: “fulano desfruta do final da tarde”. O correto é “fulano desfruta o final da tarde”...
Agora, depois dessas explicações, você concluiu a 1ª parte da Regência Verbal. Dê mais uma lida nos seis verbos que acabamos de ver e vamos para a segunda parte dessa epopeia.
Fonte:Gramaticando
Nenhum comentário:
Postar um comentário