*Poema objeto (disposição não linear dos vocábulos da página, espaço em branco como produtor de sentidos, utilização de efeitos visuais e sonoros).
*Retomada de recursos utilizados no Modernismo (concisão dos versos; oposição às formas tradicionais).
*Oposição à poesia lírica, subjetiva e discursiva.
*Abolir a tirania do verso.
*Valorização do espaço gráfico no poema (os concretistas, ao utilizarem o espaço gráfico para projetar livremente as suas contruções verbais, produzem “poemas que se possam ler em qualquer direção, seguindo diferentes percursos, e que a cada releitura adquirem, por meio de distinta aproximação lexical, uma nova carga semântica”. Ou seja, a cada vez que você lê, é um novo poema)
*Ideograma/ estrutura conteúdo (o poema concreto é o objeto por si mesmo, ele comunica sua própria estrutura).
*Procura fugir da tradição dos antigos poemas visuais, em que a forma se assemelha ao conteúdo do texto (para concretistas, essa aproximação empobrece o poema,por ser muito evidente e por limitar o texto)
*Uso da metalinguagem
Alguns Autores
*Augusto dos Campos
Foi um Poeta, tradutor, crítico literário e musical, e ensaísta.
Participa da criação do grupo Noigrandes (um grupo de poesia concreta que resultou em uma revista homônima no período de 1952 a 1962) e inicia o movimento de poesia concreta. Participa, em 1956, da Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo. Interessou-se por movimentos de renovação da música brasileira, unindo a poesia concreta a bossa nova e o tropicalismo.
Poesia 1: Eis os amantes – Augusto de Campos – 1953
Poesia 2: O Anti Ruído – Augusto dos Campos – 1964
Poesia 3: Segunda Via – Augusto de Campos – 1985
Poesia 4: Tensão – Augusto de Campos – 1956
*Haroldo de Campos (1929—2003)
Foi um Poeta, tradutor, ensaísta e irmão mais velho do também poeta Augusto dos Campos. Lança seu primeiro livro de poesias, O Auto do Possesso, em 1950, pelo Clube de Poesia de São Paulo, ligado à geração de 45, com a qual rompe no ano seguinte. Junto de seu irmão, forma o grupo Noigrandes e edita a revista homônima Sua obra valoriza a utilização de recursos tecnológicos e a interação da poesia com a música.
Poesia 1: Haroldo de Campos – Título não encontrado
Poesia 2: Lixo Luxo – Haroldo de Campos
Poesia 3: Zero – Haroldo de Campos
*Décio Pignatari (1927 – 2012)
Foi um Poeta, ensaísta, tradutor, contista, romancista, dramaturgo e professor.
Publica seus primeiros poemas na Revista Brasileira de Poesia, em 1949. No ano seguinte, estreia com livro de poemas, Carrosel, e, em 1952, funda o grupo e edita a revista- livro Noigrandes, junto com os amigos poetas e irmãos Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
Poesia 1: Coca Cola – Décio Pignatari – 1957
Poesia 2: Life – Décio Pignatari
Poesia 3: Terra – Décio Pignatari – 1956
Principais características do Concretismo:
Características principais do Concretismo:
- Elaboração artística em busca da forma precisa;
- ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;
- uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
- união entre a forma e o conteúdo na obra de arte;
- na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;
- uso de recursos visuais, acústicos e fonéticos. Os escritores também trabalhavam o poema, variando os espaços tipográficos e a posição geométrica das palavras.
- busca pela participação ativa do leitor (no caso da literatura concretista).
- envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960).
- Elaboração artística em busca da forma precisa;
- ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;
- uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
- união entre a forma e o conteúdo na obra de arte;
- na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;
- uso de recursos visuais, acústicos e fonéticos. Os escritores também trabalhavam o poema, variando os espaços tipográficos e a posição geométrica das palavras.
- busca pela participação ativa do leitor (no caso da literatura concretista).
- envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960).
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