Relembre tudo sobre Advérbio e Preposição em mais esta aula de Gramática Enem.
Advérbio e Preposição para você nunca mais confundir tempo com lugar, modo com intensidade, e nem dúvida com negação.
Advérbio – comece pela leitura atenda da letra da música ‘Como Nossos Pais’, criada por Antônio Carlos Belchior, e que foi eternizada pela cantora Elis Regina :
Não quero lhe falar meu grande amor das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar, eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa
Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens
Para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz
Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantada com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração
Já faz tempo eu vi você na rua, cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais
Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer que eu ‘tô por fora’, ou então que eu ‘tô inventando’
Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem
Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude
Tá em casa guardado por Deus contando vil metal
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos
Nós ainda somos os mesmos e vivemos
ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais
Após a leitura da letra de Como Nossos Pais, veja como se constroem as respostas para lugar, tempo, dúvida, negação, e modo, sempre de maneira inteligente pelo autor nas frases da canção:
Onde aprendi as coisas? – Na esquina.
Não vou para onde? – Para o sertão.
As aparências enganam? – Não.
Quando o novo vem? – Sempre.
Quando alguém me deu uma ideia de uma nova consciência e juventude? – Hoje.
De que maneira vivemos? – Como nossos pais.
Entenda ‘0 jogo de palavras’ criado por Belchior: As palavras e expressões obtidas como respostas indicam circunstâncias verbais; ou seja, uma ideia de lugar, tempo, negação e modo, alterando, assim, o sentido dos verbos. Esses termos podem mudar também o significado de mais duas classes gramaticais.
Observe agora estes pares de frases.
Já faz tempo eu vi gente jovem reunida.
Já faz tempo que vi gente muito jovem reunida.
Eu vivia bem naquela época.
Eu vivia muito bem naquela época.
Com o acréscimo do termo muito na frente do adjetivo ‘jovem’ e do advérbio bem, notamos que o sentido foi alterado em relação às primeiras frases.
O que é o Advérbio:
Então, advérbio é a palavra que acrescenta uma ideia de circunstância ao verbo, ao adjetivo ou ao próprio advérbio. É possível em algumas situações encontrarmos locuções adverbiais, como naquela época, na esquina, para o sertão, as quais funcionam como advérbio.
Classificação de alguns advérbios e locuções adverbiais
Classificação
Lugar-aí, ali, acima, abaixo, aqui, lá, cá, além, aquém, por fora, à direta
Tempo-ontem, hoje, já, agora, brevemente, depois, logo, às vezes
Modo-bem, mal, assim, devagar, alegremente, às pressas
Intensidade-meio, menos, mais, muito, bastante, em excesso, demais
Dúvida-acaso, talvez, porventura, provavelmente, possivelmente
Negação-não, tampouco (= também não), de modo algum
Afirmação- sim, certamente, realmente, com certeza
Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar, eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa
Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens
Para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz
Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantada com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração
Já faz tempo eu vi você na rua, cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais
Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer que eu ‘tô por fora’, ou então que eu ‘tô inventando’
Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem
Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude
Tá em casa guardado por Deus contando vil metal
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos
Nós ainda somos os mesmos e vivemos
ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais
Após a leitura da letra de Como Nossos Pais, veja como se constroem as respostas para lugar, tempo, dúvida, negação, e modo, sempre de maneira inteligente pelo autor nas frases da canção:
Onde aprendi as coisas? – Na esquina.
Não vou para onde? – Para o sertão.
As aparências enganam? – Não.
Quando o novo vem? – Sempre.
Quando alguém me deu uma ideia de uma nova consciência e juventude? – Hoje.
De que maneira vivemos? – Como nossos pais.
Entenda ‘0 jogo de palavras’ criado por Belchior: As palavras e expressões obtidas como respostas indicam circunstâncias verbais; ou seja, uma ideia de lugar, tempo, negação e modo, alterando, assim, o sentido dos verbos. Esses termos podem mudar também o significado de mais duas classes gramaticais.
Observe agora estes pares de frases.
Já faz tempo eu vi gente jovem reunida.
Já faz tempo que vi gente muito jovem reunida.
Eu vivia bem naquela época.
Eu vivia muito bem naquela época.
Com o acréscimo do termo muito na frente do adjetivo ‘jovem’ e do advérbio bem, notamos que o sentido foi alterado em relação às primeiras frases.
O que é o Advérbio:
Então, advérbio é a palavra que acrescenta uma ideia de circunstância ao verbo, ao adjetivo ou ao próprio advérbio. É possível em algumas situações encontrarmos locuções adverbiais, como naquela época, na esquina, para o sertão, as quais funcionam como advérbio.
Classificação de alguns advérbios e locuções adverbiais
Classificação
Lugar-aí, ali, acima, abaixo, aqui, lá, cá, além, aquém, por fora, à direta
Tempo-ontem, hoje, já, agora, brevemente, depois, logo, às vezes
Modo-bem, mal, assim, devagar, alegremente, às pressas
Intensidade-meio, menos, mais, muito, bastante, em excesso, demais
Dúvida-acaso, talvez, porventura, provavelmente, possivelmente
Negação-não, tampouco (= também não), de modo algum
Afirmação- sim, certamente, realmente, com certeza
Advérbios interrogativos
São aqueles que usamos para formular perguntas diretas ou indiretas, expressando algum tipo de circunstância.
Circunstância- advérbio interrogativo
Tempo- quando
Causa-por que
Lugar-onde
Modo-como
Quando você irá a minha casa? (ordem direta)
Por que você não veio à minha festa? (ordem direta)
Onde você está agora? (ordem direta)
Como você pretende ri à minha festa? (ordem direta)
Não sei quando você irá à minha casa. (ordem indireta)
Não sabia onde ficar e por que ficar. (ordem indireta)
Dicas sobre os Advérbios:
1. Os termos aonde e donde são provenientes da combinação das preposições a e de com o advérbio onde.
2. Em alguns momentos o advérbio pode modificar toda uma oração. Isso ocorre com a palavra “infelizmente” na frase a seguir: Infelizmente, nós nos separamos.
Preposição
Leia a tirinha.
A palavra “de” tem que função na frase apresentada nos quadrinhos? De conectar uma palavra à outra em razão da relação de subordinação que existe entre os termos (bolo / carne). O termo que antecede a preposição é denominado regente (bolo) e o termo que a sucede, regido (carne). Portanto, em “bolo de carne”, teremos: os alunos = elemento regente; o colégio = elemento regido. E a relação estabelecida pela preposição “de” é de conteúdo.
Locuções prepositivas
São expressões formadas por advérbio mais preposição e possuem o mesmo valor de uma preposição.
Está todo mundo atrás de você.
O cão estava perto do Garfield.
Preposições-A, De, Com, Sem, Perante, Após, Até, Desde,Contra,
Algumas locuções prepositivas-apesar de, respeito de, diante de, em frente a, em torno de, ao redor de, a par de, abaixo de, acerca de,acima de,a fim de,além de,por causa de,por detrás de,perto de,
para com
Combinação e contração
Podemos unir as preposições a, de, por (per), e em com outros termos. Quando juntamos uma preposição a outro termo sem que haja a perda de fonema, temos um caso de combinação (a + o = ao). Quando há alteração fônica na união da preposição mais o termo, presenciamos um caso de contração (de + a = da).
Combinação
A + o = ao
A + os = aos
A + onde = aonde
Algumas contrações
De + onde = donde
A + a = à
A + aquele = àquele
De + o = do
Em + o = no
Em + uma = numa
De + esta = desta
Em + aquela = naquela
Per + o = pela
Saiba mais sobre Advérbio e Preposição nesta aula do canal Centro de Cursos, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 1
As preposições ligam palavras dentro de uma mesma oração. Elas não possuem referentes no texto, simplesmente estabelecem vínculos, relações. Na oração “Morreu de fome”, a preposição “de” indica uma relação de causa, introduzindo uma locução adverbial. Então, relacione o tipo de vínculo estabelecido pelas preposições nas frases abaixo.
a) conteúdo
b) posse
c) tempo
d) lugar
e) causa
( ) Saiu pelo corredor.
( ) Acordou no meio da noite.
( ) Dormiu de desespero.
( ) As gavetas das moças foram arrumadas.
( ) A cidade não suportava mais carne de ovelha.
Dica 1 – Relembre tudo sobre Pronomes e elementos de coesão em mais esta aula de Gramática Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/pronomes-e-elementos-de-coesao-gramatica-enem/
Questão 2
Advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Além dos advérbios, temos as locuções adverbiais que são expressões que funcionam como advérbio. Assinale a alternativa em que não há advérbio ou locução adverbial nas frases a seguir.
a) Ganhava pouco, reforçava com extra.
b) Ficou só olhando.
c) Ia cortar a orelha, não importava que doesse.
d) As gavetas estavam fechadas.
e) Os nervos, músculos, a pele se formando, rápido.
Dica 2 – Revise sobre a Classificação do Verbos em mais uma aula de Gramática Enem e fique preparado para o dia das provas – https://blogdoenem.com.br/classificacao-dos-verbos-gramatica-enem/
Questão 3
O adjetivo está empregado na função de advérbio em:
a) Acesa a luz, viu claro os gestos furtivos do animal.
b) A lamparina tornou claros os degraus da escada.
c) Reservou para o céu um azul bem claro.
d) Subitamente um claro ofuscou-lhe a vista.
e) Não gostava das cores muito claras.
Dica 3 – Relembre sobre Poesia Concreta em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude conosco! – https://blogdoenem.com.br/poesia-concreta-literatura-enem/
Questão 4
Assinale a frase em que “meio” funciona como advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar.
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.
Questão 5
Classifique a locução adverbial que aparece em “Machucou-se com a lâmina”.
a) modo
b) instrumento
c) causa
d) concessão
e) fim
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