Sebastião Salgado (Foto: Zhong Weixing)
Reconhecer uma foto de Sebastião Salgado, Richard Avedon ou Christine Spengler pode até ser uma tarefa fácil. Contudo, saber o rosto dos respectivos nem sempre é tão simples assim. Fugindo um pouco da sua estética já conhecida, de retratar paisagens inóspitas com presença humana, Zhong Weixing apresenta uma nova proposta do olhar, justamente voltado para a pessoa por trás da lente.
Vik Muniz (Foto: Zhong Weixing)
A principal inspiração para a realização da nova série provém do trabalho de Félix Nadar. O caricaturista francês fez retratos das celebridades da época (1851) em quatro pranchas litográficas. Infelizmente, apenas uma ficou pronta, com 250 escritores e jornalistas, e entrou para a história como Panteão Nadar.
Christine Spengler (Foto: Zhong Weixing)
Os retratos delicados de momentos únicos de cada artista variam entre versões preto e branco, característica forte de Weixing, e em cores sutis. Vik Muniz, Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco, Robert Frank, Bernard Plossu, Richard Avedon, Duane Michals, Cristina de Middel, Martin Parr e William Klein são alguns dos nomes.
Miguel Rio Branco (Foto: Zhong Weixing)
Valérie Belin (Foto: Zhong Weixing)
Sabine Weiss (Foto: Zhong Weixing)
Martin Parr (Foto: Zhong Weixing)
Bruno-Barbey (Foto: Zhong Weixing)
Nobuyoshi Araki (Foto: Zhong Weixing)
Bernard Plossu (Foto: Zhong Weixing)
A ARTE DE VER O MUNDO PECULIAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário