Crase, como empregar corretamente? Como saber se o correto é ‘a’ ou ‘à’.
Você não está só nesta dúvida sobre a Crase. É um dos maiores dilemas da língua portuguesa para quem vai enfrentar o Enem ou o Vestibular. Na hora de escrever também não é muito diferente. Acontece com você? Então, vamos tratar de tirar as dúvidas. Veja o texto, o vídeo com a aula gratuita, e depois faça os exercícios para não esquecer o que aprendeu.
O correto é ‘Vou a Bahia’, ou ‘Vou à Bahia’? E nesta agora: Fui à aula de Português para o Enem’, ou é ‘Fui a aula de Português para o Enem’? Muitas dúvidas! Vamos lá!
Uma dica básica para saber se tem crase é fazer a mudança de gênero, passando do feminino para o masculino. A dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. Mas o que é crase?
Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à. Importante: a crase não é o acento, é o processo de junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. O acento chama-seacento grave marcador de crase.
Você deve se ligar nos seguintes pontos, muito importantes quando o assunto é crase, em Gramática Enem.
1) Nunca existirá crase antes de:
Palavras masculinas
Verbos
Entre palavras repetidas (dia-a-dia)
antes de artigos indefinidos (um, umas, uns, umas)
antes de palavras no plural se o “a” estiver no singular
antes de numeral cardinal (exceto se indicarem hora)
2) Sempre ocorrerá crase:
Antes de locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas: às vezes, à toa, à esquerda, à noite ..
antes de numeral cardinal indicando hora
3) Pode ou não ocorrer crase
Antes de nomes de cidades, lugares, países, etc.
https://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-crase/
Nenhum comentário:
Postar um comentário