A Cidade se destaca como pólo comercial da Região Noroeste do Estado/ RJ.
É muito procurada devido a Raposo, seu distrito, que oferece fontes de águas minerais.
A origem do nome "Itaperuna" vem das tribos indígenas tupi-guarani, que habitavam a região, e significa Pedra Preta (Ita = Pedra + Peruna = Preta).
Seu padroeiro é São José.
História
A região de Itaperuna foi desbravada por José de Lannes Dantas Brandão a partir de 1829, após sua deserção da milícia do Exército.
Ao chegar nessa região em 1834, se estabeleceu num lugar que foi denominado Porto Alegre.
Pelos serviços de colonização prestados à Coroa, com o advento da economia cafeeira foi perdoado, tendo sido morto por seus escravos em 1852.
Em 1885, o arraial foi elevado à categoria de vila de Itaperuna levando esse nome por ser passagem para se chegar a Pedra do Elefante, localizada em Carangola, estado de Minas Gerais.
Em 1887, foi criada a freguesia de São José do Avaí, nome em homenagem às Armas Brasileiras na Guerra do Paraguai. Foram doados 15 alqueires de terra para patrimônio dessa Vila pelo Sr. Jayme Porto e Senhora.
Em 10 de maio de 1889 foi feita a primeira eleição para a Câmara dos Vereadores, sendo a vitória dos Republicanos, que tomaram posse no dia 4 de julho do mesmo ano, sendo portanto a primeira Câmara Republicana do país, em pleno regime monárquico.
Em 6 de dezembro de 1889, foi a vila de São José do Avaí transformada em município de Itaperuna, sendo criada sua respectiva Comarca.
Fonte: Portal da cidade de Itaperuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário