Nome da obra: Piedade
Época: 1498-1500
Obra: Esta famosa obra de arte retrata o corpo de Jesus no colo de sua mãe Maria após a Crucificação . O tema é de origem norte, popular naquele tempo na França, mas ainda não na Itália. a interpretação da Pietà de Michelangelo é exclusivo para os precedentes. É um trabalho importante, pois equilibra a Renascença ideais de beleza clássica com o naturalismo. A estátua é uma das obras mais bem acabado por Michelangelo.
Sobre o autor: Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (6 de março de 1475 - 18 de Fevereiro 1564, nasceu em Caprese, localidade próxima à cidade toscana de Arezzo, Itália), vulgarmente conhecido como Michelangelo, foi um renascimento italiano pintor , escultor, arquiteto, poeta e engenheiro. Apesar de feito poucas atividades além das artes, sua versatilidade nas disciplinas pegou foi de tal forma elevado que ele é muitas vezes considerado um contendor para o título do arquétipo do homem renascentista, junto com seu companheiro e rival italiano, Leonardo da Vinci.
Em entrevista recente ao Washington Post, a estudiosa de História da Arte Mary Garrard revelou ao Washington Post que o célebre pintor italiano Rafael utilizou uma inspiração curiosa para retratar Maria, mãe de Jesus, em uma das mais famosas obras do pintor, Alba Madonna. Segundo Garrard, um homem teria sido escolhido por Rafael para servir de modelo para a Virgem, o que, ainda segundo a estudiosa, teria retirado todo o caráter de maternidade – o grande trunfo da mulher – que a famosa figura bíblica naturalmente possuía. Curioso, não?
Candido Portinari
O Último Baluarte - A Ira das Mães (Série Bíblica)
Número:
329 P
Tipo de obra:
Pintura
Categoria:
Arte Brasileira
Autor:
Candido Portinari
Dados Biográficos:
Brodósqui, SP, Brasil, 1903 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1962
Título:
O Último Baluarte - A Ira das Mães (Série Bíblica)
Data da obra:
1942
Técnica:
Têmpera sobre tela
Dimensões:
198 x 297 cm
Mãe feliz por Cecy Castro
Afecto de Augusto Higa - Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
"Espera" Lúcia Crestana - Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
E, finalmente, a Mãe na obra de Gustave Klimt
2 comentários:
Amei este post sobre obras de mães e seus filhos!é um dos temas que mais gosto de pintar ;)
obrigada pelo post!bjo
Que bom, fico feliz pelo TRIBARTE!
VOLTE SEMPRE! BEIJOS!
Postar um comentário