Ligi Rusuolo, A Revolta
Ligi Rusuolo, o Dinamismo automóvel
Umberto Boccioni, a Rua penetra na cidade
- Nasceu em Itália, no âmbito da literatura e estendeu-se às artes plásticas, quando Filippo Marinetti lançou o Manifesto Futurista que combatia a ligação à tradição e fazia a exaltação da civilização Industrial. (Movimento da Máquina e Velocidade).
- Principais vultos:
Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Carlo Carrá, Gino Severino e Ligi Russolo.
- Principais características fundamentais:
- Como movimento de rebelião activa e de afirmação das novas e modernas energias: - aproximavam-se em termos emocionais dos expressionistas e em termos visuais e plásticos dos cubistas.
- Introduziu algumas notas de tendência abstracta ( pela sobreposição de círculos e espirais e por outras formas geométricas).
- Os arabescos contorcidos as linhas circulares e amaranhadas, os espirais e as elipses, a geometrização dos planos em ângulo agudo. ( aboliu as rectas cubistas, especial a sugestão da luz).
- As cores contrastantes ( oscilando entre os vermelhos estridentes, os verdes intensos, os amarelos e laranjas vivos, em composições violentas e chocantes)
- Ideia de dinamismo e simultaneidade
Relativamente aos principais pintores destacamos:
- Umberto Boccioni – que introduziu na sua arte a ideia de dinamismo e simultaniedade.
- Carlo Carrá – plasticamente próximo do Cubista foi o primeiro a assumir a colagem como efeito plástico integral.
- Gino Severini- que utilizou sobreposições rítmicas sugeridas pelo cinema para alcançar o movimento e dinamismo.
-Giacomo Balla- introduziu o Futurismo marcado pela tendência abstractizante.
- Nasceu em Itália, no âmbito da literatura e estendeu-se às artes plásticas, quando Filippo Marinetti lançou o Manifesto Futurista que combatia a ligação à tradição e fazia a exaltação da civilização Industrial. (Movimento da Máquina e Velocidade).
- Principais vultos:
Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Carlo Carrá, Gino Severino e Ligi Russolo.
Bibliografia:
STREMMER,K., O Futurismo, Taschen, Lisboa, 2006
WALTHER, I., Obras Primas da Pintura Ocidental, Vol .II, Lisboa, Taschen, 2006.
Um comentário:
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