SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 28 de outubro de 2017

O ano em que vivemos como dinamarqueses,entenda o que é hygge e veja 5 jeitos de aderir ao estilo de vida


Conceito nórdico de conforto e bem-estar pode ser aplicado no dia a dia


Preparar a casa para a chegada da nova estação, reunir os amigos em torno da mesa, ler um livro e tomar um chá contemplando o silêncio. Tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar tem um nome ainda sem tradução para o português: hygge. O estilo de vida surgido na escandinávia não é novidade, mas voltou à tona desde que a Noruega (seguida da Dinamarca e da Islândia) foi considerada o país mais feliz do mundo de acordo com o relatório anual da ONU (Organização das Nações Unidas). O Brasil ficou em 22º lugar no ranking, que leva em conta fatores econômicos, sociais e políticos.

Qual é o segredo da felicidade? Além da cordialidade e de políticas de bem-estar social empregadas nesses países, muita gente atribui o sucesso ao conceito de hygge (pronuncia-se “rîgue”, ou “hu-ga”), praticado de maneira orgânica pelos povos nórdicos. Durante o inverno, os dinamarqueses têm apenas quatro horas de sol por dia e as temperaturas médias giram em torno de 0º C, o que faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa. Segundo a professora Susanne Nilsson, que ensina conceitos de hygge em Londres, isso significa que as formas de se divertir no lar passam a ser muito importantes.

“Passar um tempo curtindo um aconchego com amigos e família, tomando uma cerveja ou um café com bolo, pode ser bom para a alma”, exemplifica Helen Russell, autora do livro “The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World's Happiest Country” (O ano em que vivemos como dinamarqueses: Descobrindo os segredos do país mais feliz do mundo). O hygge também é tema de um blog (o Hello Hygge, criado por Kayleigh Tanner), de uma loja online de papéis de parede e até de uma padaria em Los Angeles, especializada em pães típicos dinamarqueses.

Veja a seguir 5 maneiras de aderir ao estilo de vida hygge, independentemente do país em que você mora.



1. Crie ambientes acolhedores
Preparar a casa para as estações mais frias é um jeito hygge de encarar a vida. Apostar em velas, mesmo durante o dia, é outra dica dos dinamarqueses para criar um refúgio.


2. Abra a casa e receba os amigos
Muito além de decorar a casa para as festas, o cuidado com cada detalhe é importante na hora de abrir as portas para os convidados.



3. Aproveite para cozinhar
Seja um simples bolo de chocolate para acompanhar uma xícara de chá, ou uma receita mais elaborada, investir em comfort food é um jeito prático e saboroso de aderir ao estilo de vida hygge. Também valem receitas como o bolo de coco molhadinho e o verdadeiro pão italiano.

​Ou, ainda, aproveite para adotar um modelo alimentar conhecido como plant based. Esse tipo de alimentação tem como base energética e nutritiva alimentos ricos em fibras e amidos. São o tipo confort food que amamos, mas geralmente considerados meros acompanhamentos nas principais refeições.



4. Cultive objetos de valor sentimental
Que uma peça assinada, original e de época, tem o poder de transformar tudo ao redor, nós já sabemos. Na filosofia hygge, a ideia é valorizar móveis de família para resgatar a sensação de acolhimento. Poucos hábitos são tão reconfortantes, por exemplo, quanto tomar um chá na antiga louça dos avós.


5. Arrume tempo para você

Tomar um banho relaxante e passar tempo sozinho lendo um livro pode ser incrivelmente reconfortante. Confira como decorar o banheiro com plantas, veja quatro maneiras de montar uma biblioteca em casa e aproveite o momento!

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }