SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 28 de outubro de 2017

Arte Digital



"A arte digital é aquela feita no ambiente gráfico dos computadores. Quando falamos em arte digital, podemos pensar em pintura digital, fotografia digital, vídeos digitais, animação digital ou impressão digital. Na década de 1960, os artistas que usavam o computador tinham as mesmas preocupações e cuidados estéticos que os artistas contemporâneos, embora estivessem voltados para a tecnologia e todas suas possibilidades. O termo arte digital é utilizado para definir qualquer produção artística cuja criação de arte foi feita por um computador. De uma maneira mais abrangente, podemos conceituar a arte digital como um projeto artístico feito por meio do potencial da internet ou do computador.











História da Arte Digital

Os primeiros projetos artísticos digitais dos quais se tem notícia foram elaborados na década de 1960. Eram raros os artistas que usavam o computador em suas produções artísticas. No inicio da década de 1970, no museu de arte moderna de Paris, o artista Manfred Mohr organizou uma exposição sobre arte digital. Ele foi vaiado em seu discurso de abertura ao dizer que o computador era uma ferramenta capitalista.

Universo da Arte Digital

Dentro do universo da arte digital, há a computação gráfica. Esta abrange os métodos tecnológicos de informação para a captura e a criação de imagens, bem como a representação visual delas. Outro termo intimamente relacionado à arte digital é a animação gráfica. Uma das primeiras animações gráficas das quais se tem notícia foi produzida em 1967, por Charles Cesuri, nos Estados Unidos, mostrando o voo de um beija-flor. Para uma melhor compreensão didática, podemos dizer que a tecnologia funciona como uma ferramenta nas mãos do artista, quando este, no uso de sua capacidade criadora, gera novas formas de expressão. A manipulação de fotos é uma das principais áreas de atuação da arte digital. Ela consiste em alterar uma fotografia, além da alteração de suas cores. O desenho digital é realizado por ferramentas virtuais que correspondem àquelas utilizadas geralmente na arte tradicional. Atualmente, muitos artistas contemporâneos fazem do computador sua principal ferramenta de trabalho. É claro que isso não desmerece seu trabalho. Ele apenas substitui uma ferramenta por outra, mantendo seu estilo, sua técnica e o conceito de sua obra.



Em Resumo

Arte digital é a arte produzida no ambiente gráfico dos computadores. O termo arte digital é amplamente utilizado para definir qualquer produção artística cuja execução de arte foi realizada em um computador. De maneira geral, podemos conceituá-la como um projeto artístico feito por meio do potencial da internet ou do computador. Nesse caso, a tecnologia funciona como uma ferramenta na mão do artista."













Fonte de pesquisa: Universia, ENEM, Tribarte.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }