Sabe-se que existe uma competição extraoficial entre as maiores e mais conhecidas cidades do planeta na época do Natal. Cada uma capricha na decoração pelas ruas e, especialmente, na iluminação durante a noite. O resultado é popular: ganha quem mais atrair os olhares dos moradores e visitantes. Para esse Natal, Paris levou inúmeros arcos iluminados às árvores da Champs-Elysée, sua principal avenida e uma das vias mais e bonitas do mundo. Pelo segundo ano, a empresa responsável pelo design luminotécnico é a ACT lighting design, liderada por Koert Vermeulen e Marcos Vinals Bassols – vencedores de uma disputa pública, eles se dedicarão a esta tarefa até 2014.
A proposta da iluminação natalina deste ano foi instalar, em cada uma das 200 árvores que ladeiam a avenida, três aros luminosos feitos com tiras de LED, para simbolizar a união entre as pessoas e a natureza. Em relação ao ano anterior, há mais cores e novas dinâmicas, possibilitando uma iluminação que pulsa num ritmo variado com o passar da noite, além de funcionar de modo único nas vésperas do Natal e do Ano-Novo. Uma cortina de luzes com sete metros de comprimento envolve cada uma das árvores em suas copas, tornando o o espetáculo bem visível mesmo à distância.
Toda essa instalação festiva leva em conta os preceitos da sustentabilidade. Foram empregadas lâmpadas LED alimentadas por energia solar vinda de uma fazenda repleta de placas fotovoltaicas. O projeto permite, por exemplo, que o consumo de energia seja quase 90% menor do que aquele de 2006.
Confira o resultado nas fotos e no vídeo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário