SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mestres das artes em vídeos

Conhecer grandes mestres, vê-los no dia-a-dia, em situações comuns ou trabalhando, é uma curiosidade, acredito, comum a muitos de nós. Hoje trago alguns desses momentos únicos preservados para invadirem nossa imaginação e nos permitirem um pouco do sonho. 

Imagine-se ao lado de Matisse, vendo-o executar suas pinturas; passeando por Paris numa tarde de verão ao lado de Degas; assistindo Rodin talhar o mármore... Quem sabe compartilhar, ainda que por poucos momentos a grandiosidade da arte de Ausguste Renoir, escravo da artrose e senhor dos pinceis... Ou, ainda, instantes de lirismo no belo jardim de Monet, em Giverny...


Apenas dois minutos, pouco menos. O país ainda era a União Soviética. O encontro não poderia ser mais singelo, dois casais amigos: Leon Trotsky e sua esposa, Natalia Sedova, e Diego Rivera e Frida Kahlo...

Auguste Renoir

Suas mãos ficaram deformadas, as articulações rígidas, os polegares enterrados nas palmas das mãos e os dedos dobrados em direção ao pulso. Havia em Renoir uma força desconhecida, nascida de algum lugar misterioso em sua alma. Ao ser perguntado por Matisse, porque continuava a pintar, Renoir disse-lhe que a dor passava, mas a beleza permaneceria. 

August Rodin

O escultor que apenas “cortava o que não precisava” das pedras brutas. No vídeo é possível alguns segundos de Rodin, um martelo e um cinzel.
 

Claude Monet

Quando este video foi feito Monet não estava em um de seus melhores momentos. Havia perdido esposa e um filho no ano anterior e a catarata começava a consumir sua visão. Ainda assim, a figura do pintor é fascinante.

Edgar Degas

Paris, 1915. Edgar Degas, o grande pintor impressionista francês, já estava quase cego, mas ainda caminhava pelas ruas da “Cidade Luz”.

Henri Matisse

Encontro de casais

Fonte:
http://mol-tagge.blogspot.com.br/2012/08/mestres-das-artes-videos.html

2 comentários:

Eloah disse...

Aline, que beleza de Post.Trouxestes para o presente artistas incomparáveis.Somente este ano pude apreciar no Masp, em São Paulo, entre tantos, o quadro de Renoir "As duas irmãs" e fiquei fascinada.
Aplaudo estes artista maravilhosos.Bjs no coração.Eloah

Aline Carla Rodrigues disse...

Realmente é uma emoção tão grande que contagia o nosso cotidiano. Tenho sentido sua falta Eloah, muito obrigada por seu comentário. Beijos.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }