Quem entra no amplo dúplex do modernoso edifício na Rua Salitre, em Lisboa, Portugal, nem precisa de muita sensibilidade para ter seus sentidos aguçados. É possível captar a alma dos moradores já a partir do hall de entrada, onde começa a profusão de obras de arte contemporânea que se espalha pelo apartamento. Logo ali, um grande painel em tons de amarelo com palavras e frases convida o visitante a entrar no clima despojado da morada.
O imóvel, com decoração assinada pelo escritório SA&V, respira arte por todos os cantos. São quadros, painéis, fotografias e peças de mobiliário que chamam a atenção por seus tons fortes e vibrantes, que contrastam harmonicamente com alguns móveis do século XIX e outros atuais. O resultado é um lar com a cara dos donos, um casal modero e jovem, com quatro filhos adolescentes.
O dúplex passou por uma reforma parcial, que alterou a sua distribuição. Algumas características originais, porém, foram mantidas, como o piso de madeira (pínus) e os revestimentos do banheiro, assinados por Pierre Mesguich. Já o dormitório principal cresceu, para receber um closet.
Mas o ponto alto do projeto é mesmo a mistura de estilos na decoração, que compila elementos de art decó e itens vintage, espalhados por ambientes com acabamentos nobres, como pisos de ébano, pínus e mármore. Os espaços abertos, amplos e claros, são perfeitos para contemplar as tantas peças artísticas, que preenchem praticamente todos os cantos do dúplex. Aqui não há sequer uma parede vazia.
Para receber tantas cores, o projeto priorizou uma base neutra nas paredes, sofás e estofados. As amplas salas integradas são demarcadas por clássicos do design, como os banquinhos Barcelona. Já a mescla de peças de épocas diferentes garante autenticidade aos espaços. E a explosão de cor se dá principalmente pelas obras de arte espalhadas pelas paredes, que levam a assinatura de artistas como Antônio Soares, o pintor espanhol Manuel Salina, Ângelo de Sousa, Sarah Morris, Pia Fries, Peter Zimmerman, José Pedro Croft e fotografias de Helena Almeida.
Arte e humor também caminham lado a lado na residência. O ambiente mais despojado é, sem dúvida, a cozinha, com cadeiras DAR, de Charles e Ray Eames, mesa com tampo azul com relógios da marca Swatch e parede que se transformou em lousa com pintura metálica, repleta de ímãs divertidos. No quarto, o romantismo impera com objetos em pink e, no banheiro, o estilo exótico ganha vida com o contraste do revestimento verde e prateado com a irreverência do tapete de zebra. Haja personalidade!
Via Nuevo Estilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário