A contagem regressiva começou: faltam 23 dias para a ArtRio. Enquanto muitos esperam para conferir se a feira de arte carioca – que acontece no Píer Mauá entre 12 e 16 de setembro – vai bater os R$ 120 milhões em vendas do ano passado, outros especulam sobre as obras que causarão maior impacto.
E foi pensando nos galeristas ávidos por impressionar o público e os colecionadores que a feira abriu um armazém dedicado a esculturas e instalações de grande porte. Ao lado das brasileiras Silvia Cintra, A Gentil Carioca e Fortes Vilaça, quem promete causar buchicho pelos corredores é a Gagosian.
Pela primeira vez no país, a galeria norte-americana convidou a designer Claudia Moreira Salles para conceber seus dois espaços na feira: os mil m² no Armazém 5 serão dedicados às esculturas de grande porte e instalações, enquanto as pinturas e fotografias ficarão nos 120 m² do Armazém 4.
“O Armazém 5 é o mais bonito de todos justamente por ser o único que não foi reformado. O piso, por exemplo, é de cimento e não de mármore como os outros. Como o lugar já é lindo e as esculturas são bastante imponentes e heterogêneas, não vou inventar muita coisa: a ideia é usar bases bem neutras e pensar em uma boa iluminação”, revela Claudia.
Quem serão os protagonistas do espaço? John Chamberlain, Urs Fischer, Yayoi Kusama, Jeff Koons, Richard Serra, Anselm Reyle, Tatiana Trouve, James Turrell, Alexander Calder e Franz West.
No espaço menor, Claudia montará uma exposição com ninguém mais ninguém menos do que Lucio Fontana, Mark Grotjahn, Andreas Gursky, Roy Lichtenstein, Piero Manzoni, Albert Oehlen, Pablo Picasso, Robert Rauschenberg e Cy Twombly. Em comunicado oficial à imprensa, a galeria deixou claro que os brasileiros sempre compraram bem, mas o atual cenário econômico do país os anima para “conquistar novos grandes colecionadores”. E que venham as obras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário