Não é de hoje que o St. Moritz Art Masters tem uma conexão com o Brasil. Afinal, um dos principais financiadores do festival suíço de arte é ninguém menos do que o escritor Paulo Coelho. Essa ligação, entretanto, fica ainda mais intensa na 5ª edição do evento, iniciada nesta sexta, que coloca o país como tema principal de sua programação.
"Os projetos e artistas brasileiros são o foco deste ano no St. Moritz Art Masters, em resposta ao rápido desenvolvimento da cena artística do país dentro do cenário mundial", explicam os organizadores. As obras estão distribuídas pelas ruas e praças da cidade, dentro de um circuito que inclui prédios institucionais, igrejas e museus.
Adriana Varejão comparece em uma mostra individual que procura demonstrar a influência portuguesa no país, enquanto o designer Paulo Sergio Niemeyer expõe alguns de seus móveis. Thiago Rocha Pitta criou um jardim interno em uma cabana montada no alto das montanhas de Saint Moritz. Vik Muniz exibe recriações tridimensionais em trompe-l’oeilde obras feitas por Picasso e Van Gogh, entre outros. Roberto Cabot apresenta a instalaçãoMediamorphosis em um estacionamento. Saint Clair Cemin, Carlito Carvalhosa e Pedro Wirz completam a lista.
Além dos brasileiros, a programação do festival inclui a exposição de obras de artistas suíços, como Giuliani Pedretti e Cabaret Voltaire, workshops com os fotógrafos Amedeo M.Turello, Steve McCurry e Jock Sturges, mesas-redondas e visitas guiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário