SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Toda terça tem no TRIBARTE questões de Artes nos vestibulares.



Ano 4, n. 11, ano 2011

As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos de Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima.
Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que ficou conhecido como:
(A) Aliança para o Progresso
(B) Política da Boa Vizinhança
(C) América para os Americanos
(D) Doutrina do Destino Manifesto

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa: Ideologia, nação, soberania e Estado
Objetivo: Discriminar política externa estadunidense para a América Latina na década de 1940.
Comentário da questão:
No período da Segunda Guerra Mundial, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada pela estratégia de estreitamento dos laços com os principais países dessa parte do continente. Essa política ficou conhecida como "Política da Boa Vizinhança" justamente por ser pautada em iniciativas que visavam a construir uma visão positiva do "gigante" do norte. Dentre essas iniciativas, merece destaque a propaganda político-ideológica feita por meio das produções dos Estúdios Disney, que tinham por objetivo fundamental difundir uma percepção coletiva da existência de fortes vínculos cooperativos entre as nações do continente americano.

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)Ano 4, n. 11, ano 2011

Esse anúncio retratava aspectos da sociedade brasileira da época, expressando críticas principalmente às condições de:
(A) acesso à escolarização
(B) assistência médico-hospitalar
(C) salubridade nas áreas rurais
(D) integração econômica regional

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Hierarquias e exclusões sociais no processo de transformação do Estado
Objetivo: Discriminar aspecto socioeconômico da sociedade brasileira na década de 1930 relativo às condições de vida das populações.
Comentário da questão:
Nas décadas de 1920 e 1930, a produção de alguns intelectuais brasileiros se destacou pelas críticas feitas às condições de vida das populações do país. Expandiram-se, entre outras proposições, as análises sobre os problemas que comprometeriam o desenvolvimento do Brasil como sociedade moderna, em reflexões acerca dos fatores que reproduziriam o atraso e a pobreza.
O personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, simboliza essas reflexões quanto às questões específicas que afetavam o ambiente rural. No anúncio publicitário do Ankilostomina Fontoura, o escritor recomendava ao seu personagem remédio que o fizesse trabalhar melhor, em alusão à insalubridade causadora de endemias como as verminoses.

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Fonte: Revista Eletrônica do Vestibular - UERJ

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }