No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
(A) superioridade técnica
(B) soberania econômica
(C) liberdade política
(D) razão científica
Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa: Modernidade e ciência
Objetivo: Discriminar um dos valores da filosofia iluminista associado à expansão da modernidade capitalista europeia.
Comentário da questão:
A filosofia iluminista permeou toda a vida cultural e a produção letrada de sociedades europeias e americanas no decorrer do século XVIII. Entre suas formulações, destacaram-se a valorização da razão e do conhecimento científico, a defesa da liberdade como direito universal do homem e as críticas aos dogmatismos, como os associados ao pensamento religioso e ao exercício do poder da Igreja católica.
Entende-se, nesse contexto, a interpretação de Immanuel Kant quando associa o Iluminismo "à saída do homem do estado de tutela", sendo este o único responsável por essa atitude. Ao se valer da razão e dos conhecimentos científicos para o estabelecimento de novas formas de conhecer o mundo, o Iluminismo concebeu para o sujeito humano possibilidades diferenciadas de transformar a natureza. Nas suas apropriações e usos posteriores, a razão associada à ciência condicionou os rumos da modernidade e da expansão capitalista, no decorrer do século XIX.
Entende-se, nesse contexto, a interpretação de Immanuel Kant quando associa o Iluminismo "à saída do homem do estado de tutela", sendo este o único responsável por essa atitude. Ao se valer da razão e dos conhecimentos científicos para o estabelecimento de novas formas de conhecer o mundo, o Iluminismo concebeu para o sujeito humano possibilidades diferenciadas de transformar a natureza. Nas suas apropriações e usos posteriores, a razão associada à ciência condicionou os rumos da modernidade e da expansão capitalista, no decorrer do século XIX.
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Fonte: Revista do vestibular da UERJ
Para refletir:
Do Iluminismo ao Despotismo
Por: Gabriel K. de Menezes
Nas nossas aulas de História estamos estudando sobre
o projeto dos iluministas e algumas das repercussões dele.
Desafiado pelo professor resolvi escrever um rap sobre o
que discutimos em aula. Depois escrevi um texto para
“esclarecer” as dúvidas. Espero que gostem!
“Do Iluminismo ao Despotismo”
Iluminismo, o que é isso?
Depois do professor brincar com as luzes,
É isso o que te digo!
Burguês cansado do imposto,
O saco de dinheiro mais escuro que preto fosco,
Eles lançaram uma proposta
Mas os nobres fecharam a porta.
A ideia era brilhante
E contagiou o povo que nem brilho de diamante.
Apavorou a “High Society”
Então para eles era cheque mate.
Veio a ideia do “Penso, logo existo”
A sociedade apoiou isto
Mas pra nobreza era bico
E o Rei disse: “Então, como que eu fico?”
Com o iluminismo vindo à tona
O Rei sem escapatória
Vê o Despotismo Esclarecido e desarma essa bomba
E tem uma vitória.
“Tudo para o povo, porém sem o povo”
O Rei acha que pobre tem cabeça de ovo
Mas é melhor pensar de novo
Pois o ovo vai estar duro que nem osso.
Escola para todos,
Igreja liberada
Escolha seu Deus de forma legalizada
Mas não pense só em seus filhos e sim na molecada.
Então é isso!
Li textos, vi contextos
Mas o que aprendi mesmo
É que conhecimento não tem preço.
______________________________________________________
Despotismo Esclarecido
Por: Gabriel K. de Menezes
O “Despotismo Esclarecido” é, como eu poderia dizer,
uma das grandes ilusões da História. Grande parte dos reis europeus
“cansados” de serem pressionados pelas ideias iluministas,
disseram ter se “convertido” ao iluminismo. No entanto,
grande parte do povo não percebia de forma clara que o rei
não alterava a sua posição em relação ao seu poder absoluto.
Na maioria das vezes a Coroa declarava que a escola era direito
de todos, abolia alguns direitos da nobreza e do clero,
o fim das torturas, diminuía o poder do clero e da nobreza feudal,
aperfeiçoara o sistema de impostos, tornando-o menos
opressivo para o povo.
Porém, tem-se a ideia de "tudo para o povo,
porém sem o povo". Esta frase representa o
“despotismo esclarecido”
(nome dado ao déspota, rei, que havia aderido
algumas ideias do projeto iluminista) perfeitamente,
já que as mudanças feitas pela Coroa estavam sendo
mais benéficas a si própria do que realmente para o povo.
Um exemplo de despotismo esclarecido é o do
Marquês de Pombal, que fora ministro de d. José I,
rei de Portugal.
A Coroa portuguesa estava no meio de uma crise econômica,
então o marquês reorganizou o exército, subjugou a nobreza
e o clero retirando-lhes privilégios, expulsou
os jesuítas de Portugal e das colônias, reformou a educação,
incentivou a indústria, a agricultura e o comércio,
mas reafirmou o controle de poder da Coroa sobre a sociedade.
Fonte:
RODRIGUE, Joelza. Repercussões.
In: História e documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2006.
In: História e documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário