Braque nasceu na França, em 1888. Além de pintor, foi escultor, trabalhou com litografia, gravura em metal e joalheria, e fez também cenografia de dois balés de Sergei Diaghilev. O dom para as artes foi herdado de seu pai e de seu avô.
Georges Braque estudou na École des Beaux-Arts e na Acadenia Humbert, tinha um grande fascínio pela escultura egípcia e grega antiga; foi admirador de Renoir, Matisse e Cézanne. As primeiras obras de Braque eram impressionistas, participou do fauvismo durante o período de 1905/07.
Em 1908, ao lado de Pablo Picasso, Braque desenvolveu o cubismo e passou a usar em suas pinturas a técnica da colagem, na gravura utilizou temas mitologicos. Em 1914, devido a Primeira Guerra Mundial, Braque se afastou de Picasso, no ano seguinte, durante a guerra, foi ferido na cabeça, fato que o afastou da pintura durante dois anos. Recebeu a condecoração da Cruz de Guerra e da Legião de Honras.
Ganhou seu primeiro prêmio ao expôr na Carnagie Internacional (EUA), em 1933, uma retrospectiva de seus trabalhos.
A partir de 1940 a obra do pintor passou a ter um estilo mais realista, os temas preferidos foram pássaros, paísagens e marinhas. Em 1954 desenhou os vitrais da igreja Varengeville.
Georges Braque morreu no dia 31 de agosto de 1963.
Pinturas de Georges Braque
Fonte: Leões e Cordeiros.
3 comentários:
Picasso foi na Africa, suas pinturas tinham "influencia" das pinturas africanas, das máscara etecetera...rs
E Braque tem tudo a ver com cubismo, quem foi Picasso, grande gênio?
Boa postagem
Abraço
A ÁFRICA E SUA INFLUÊNCIAS MAGNIFICAS NA ARTE, PRINCIPALMENTE NO CUBISMO, NÃO É?
SOU FÃ DE PICASSO E GEORGES BRAQUE! O OLHAR DOS DOIS FASCINAM-ME. BJS.
Picasso: espanhol, inteligente, perspicaz e malandro...rsrsr
Abraço
Postar um comentário