© Loretta Lux, "Troll" 2 (2000) - Courtesy of the Artist and Yossi Milo Gallery, New York
Loretta Lux, artista alemã, é um dos grandes nomes da fotografia mundial. Os seus retratos surrealistas misturam fotografia e pintura, e as crianças são a imagem de marca da artista. Loretta nasceu em 1969, na então Alemanha Oriental. Suas referências, alimentadas pelos avós, vinham das artes plásticas.
Foi somente após um longo trabalho como pintora que Loretta ingressou no universo na fotografia, quando já estava nos 30 anos. Criou um novo universo. Segundo a própria artista, seus retratos são imaginários, porque não são de fato sobre as crianças que fotografou. Para ela, uma obra de arte precisa transcender o seu tema. “As crianças em minhas imagens servem como metáfora para a inocência e o paraíso perdido da infância”, explica.
Embora o processo de trabalho, que implica fotografia com tratamento de pintura reconstruída no computador, conte com toda a tecnologia avançada, a artista pode passar meses trabalhando em uma única imagem. Loretta não capta a imagem de ninguém sem que haja consentimento, por isso as crianças retratadas por ela são próximas – e todas elas são apresentadas com seus próprios nomes.
As crianças de Loretta Lux mais parecem adultos. Seus olhares transmitem sentimentos e conflitos comuns, nos parecem frágeis e autossuficientes ao mesmo tempo. São retratos de tempo inexistente, que buscam gerar dúvidas em algo que achávamos ser conhecido. Suas cores são silenciosas e leves, mas possuem uma densidade difícil de explicar – basta ver e sentir. Como a própria artista define, “imagens não podem ser reduzidas a palavras”.
© Loretta Lux, "Lois" 2 (2000) - Courtesy of the Artist and Yossi Milo Gallery, New York
© Loretta Lux, "Study of a Boy" 3 (2002) - Courtesy of the Artist and Yossi Milo Gallery, New York
© Loretta Lux, "At the Window" (2004) - Courtesy of the Artist and Yossi Milo Gallery, New York
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/08/as_criancas_surreais_de_loretta_lux.html#ixzz1VzCPlwMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário