SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PICASSO & EINSTEN

Arte e Ciência
Professor da Universidade de Londres, o escritor Arthur Miller fala sobre os pontos comuns entre Einstein e Picasso
O escritor e professor de História e Filosofia da Ciência na Universidade de Londres, Arthur Miller, fez  na SBPC uma conferência sobre Ciência e Arte, analisando e comparando vida e obra de Albert Einstein e do pintor Pablo Picasso, os maiores representantes de suas respectivas áreas no século XX. O professor afirmou que o trabalho mais importante da carreira de cada um deles teve o ano de 1905 como marco. Neste ano, Einstein publicou a Teoria da Relatividade, e Picasso começou a pintura de “Les Demoiselles d´Avignon”.
“A melhor maneira de saber se é coincidência é analisar a primeira década do século XX, época inovadora, de mudanças, quase parecida com Renascença”, disse. Miller contou que, durante esta época, poetas e rebeldes questionavam o conhecimento tradicional na arquitetura, arte e na física. “Einstein e Picasso foram motivados por isso. Estavam na casa dos 20 anos, eram rebeldes, pobres e viviam se metendo em encrencas”, explicou. No início do século passado, Einstein era funcionário público, conseguiu um emprego no escritório de patentes graças à indicação de um amigo, porque não havia sido tão brilhante na universidade. Em 1904, já casado com uma ex-colega de universidade, Mileva Maric, teve seu primeiro filho e passava por dificuldades financeiras. “Foi, no entanto, de 1902 a 1909, seu período mais criativo”, afirmou Miller.
Já Picasso morava em Paris, e embora seu talento tenha sido reconhecido quase imediatamente, seus admiradores eram seus amigos escritores, entre eles Guillaume Flammarion, e não outros pintores. Seu ateliê era no pico da região de Montmartre, na capital francesa - até hoje refúgio de pintores -, onde o pintor sofria com o frio no inverno e com o calor no verão. Os físicos, naquela época, faziam distinção entre ondas e partículas. Para Einstein, segundo Miller, bastava uma representação. “Einstein achava que duas formas de medida eram redundantes, ele não considerava estética esta dupla possibilidade”, disse o professor. Na mesma época, Picasso também buscava uma nova estética, que começou com “Les Demoiselles d´Avignon”, quadro concluído em 1907. Já nesta obra, há uma mulher cujo rosto já tem as marcas do cubismo. “A preocupação dele em fazer um quadro não era menor que a de um cientista em sua pesquisa”, afirmou Miller. Picasso faz pesquisa a respeito de novas criações tecnológicas, como o avião, o telégrafo, automóvel e a fotografia.
Esta última não era para o pintor uma mera representação da realidade, mas sim como meio criativo, uma forma de mudar nossa percepção do mundo. “O raio-x, por exemplo, mostrou a 3ª dimensão. Discutia-se muito que nem sempre o que vemos é o que é na realidade”, explicou o professor. Com a matemática, Picasso descobriu a geometria multifuncional e começou a fazer uma série de experiências geométricas na pintura, buscando maneiras de desenvolver a 4ª dimensão na tela. “Ele descobriu que a geometria era o conceito certo para a expressão de sua arte."
A linguagem informal da arte se tornou formalizada na mão de Picasso, ela se tornou "matemática”. Analisando todos os pontos importantes e comuns para a obras de ambos, Miller destaca a geometria, a ciência, a tecnologia, a estética, a competitividade, o sexo, a filosofia e a literatura como pilares para o desenvolvimento de Einstein e Picasso. “Pensando na criatividade dos dois, podemos refletir que no momento da criatividade não há barreira entre ciência e arte”, diz Miller.
Por isso, seguem algumas imagens fractais, que juntam tecnologia e arte , ciência e natureza !


14 comentários:

Caio Hoffmann disse...

Acho que Einstein e Picasso eram muito semelhantes na dedicação ao que faziam. Enquanto Picasso sempre buscava inovar em suas telas, Einstein estava determinado em sua pesquisa sobre a Lei da Relatividade.
E foi por seu esforço e dedicação a alcançar seus objetivos que obtiveram tanto sucesso. Quanto às imagens, achei incríveis, gostei especialmente da primeira.

ELVIS disse...

Eu acho que Picasso e Einsten foram grandes revolucionarios do mundo,mesmo sendo questionados por outros eles conseguiram buscar forças para concluir suas obras.
No fundo os dois são bem parecidos um cientista e um pintor que buscam se expressar e melhorar o mundo.:)

Aline Carla Rodrigues disse...

Como dizia nosso amigo Einsten, " o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".
Grande abraço e obrigada pela participação.

Anônimo disse...

Acho que Picasso e Einstein, ambos tendo vidas totalmente diferentes, acreditavam que a arte e a ciência são meios para descobrir e explorar mundos, que vão além das percepções e aparências. Usavam a criatividade e a intuição sem limites. Adorei todas as imagens e o texto ficou ótimo. (Laura Trócilo)

Aline Carla Rodrigues disse...

E bom tê-la por aqui Laura!!! Volte sempre. Beijos.

Paulo Vitor disse...

Pessoas diferentes , que provalvelmente nunca se encontraram
podem pensar e até agir de forma semelhante. Pelo mero acaso , ambos , marcaram a história , com seus melhores trabalhos sendo realizados no mesmo ano.
E por isso concluímos que ao falar e comparar a vida e obra de duas das maiores mentes que o mundo já teve percebemos que podemos achar coisas semelhantes no que se considerava , provavelmente impossível.

Aline Carla Rodrigues disse...

Lindo comentário Paulo Vitor! Grande abraço.

Guilherme Romer disse...

Achei ótima a postagem,e a criatividade em que você conseguiu comparar as inteligências complexas de Picasso e Einsten,são muitas as suas semelhanças!=D

Aline Carla Rodrigues disse...

Querido Guilherme, fico feliz com sua participação, mas as comparações realizadas entre Einsten e Picasso foram feitas pelo Dr. Artur.
Grande abraço.

Davi Sa disse...

Apesar de nunca terem se conhecido pessoalmente, é explicito que o trabalho de um complementa o outro. Pois se não fosse a ciencia de Einsten, Picasso não poderia ter desenvolvido a técnica do cubismo, que consiste em pintar através de formas geométricas. Entretanto, foram grandes genios inovadores de sua época e continuam ate hoje imortalizados.

Anônimo disse...

Picasso e Einstein são tão parecidos e com trabalhos tão diferentes.Não só no trabalho,mas também na superação, pois enquanto muitos os questionavam eles continuaram trabalhando e amando o que faziam, e causando um choque no
mundo com seus trabalhos.
(Gabriel Fernandes Figueira)

Aline Carla Rodrigues disse...

Prosseguir é a chave da vitória, é difícil seguir contra as tempestades da vida contudo é o que nos traz PAZ.
Grande abraço Gabriel Fernandes.

Anônimo disse...

"Picasso e Einstein acreditavam que a arte e a ciência são meios para explorar mundos além das percepções, além das aparências.
Para isso, usaram a criatividade e a intuição."
(Leandro Cordeiro)

Anônimo disse...

Na minha opinião Pablo Picasso e Einstein foram duas pessoas brilhantes, que desenvolveram trabalhos maravilhosos.Como a Teoria da Relatividade e Guernica.Ambos tiveram seus grandes trabalhos e descobertas feitos na mesma época.Ao mesmo tempo que são muito diferentes são muito semelhantes.Os dois marcaram para sempre a humanidade com sua genialidade e determinação.Gostaria de acrescentar no meu comentário uma frase do texto que eu gostei muito, e que na minha opinião é uma reflexão sobre o texto lido. “Pensando na criatividade dos dois, podemos refletir que no momento da criatividade não há barreira entre ciência e arte”, disse Miller. Eu também gostei muito das imagens em especial a primeira, como o meu amigo Caio.
(Vitória Terra)

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }