O homem descobriu o fogo, e agora os protestos.
Recentemente protestos abalaram o Brasil e a Turquia, insatisfações pequenas como o aumento da passagem no Rio de Janeiro e a demolição de um parque em Istambul geraram uma onda bem maior de protestos, unindo maiores insatisfações, partilhadas por quase toda a população destes países.
Os protestos se relacionam através da observação de alguns pontos importantes: começaram com uma grande mobilização social através da Internet, se aprofundaram em temas políticos na busca de mudanças para leis abusivas, impunidade dos políticos e violação dos direitos dos protestantes, vista em abordagens abusivas e medidas para dispersão do povo que tomou as ruas.
Apesar do ponto negativo quanto ao vandalismo contra o patrimônio publico e privado, cometido por uns poucos baderneiros, são irrefutáveis as mudanças para melhor conseguidas aos poucos. O sucesso pode ser observado na vitória sobre as primeiras insatisfações quanto em outras maiores que aderiam ao movimento, juntamente com milhões de cidadãos brasileiros e turcos, que se uniram aos seus irmãos de pátria para mudar seus países.
Apesar de não serem mais tão noticiados, os protestos continuam, e devem continuar. Foi provada e comprovada a sua eficácia, passaram-se anos e anos na espera de alguma iniciativa governamental que mudasse tudo, com medidas que visassem o bem do povo ao invés do próprio bolso, é de extrema necessidade uma mudança de mentalidade que leve o povo às ruas sempre, na busca pelo melhor para si e para seus filhos.
Raysa Brum
Imagem de Aroldo Vieira de Souza.
Imagem de Aroldo Vieira de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário