Fotógrafo volta ao Brasil com mostra no Gabinete D
Imagem da série Trama, a primeira parte da exposição Impermanências
Após duas décadas vivendo e trabalhando em terras italianas, o fotógrafo Roberto Cecatocelebra seu retorno ao Brasil com a exposição Impermanências, em cartaz no Gabinete D Imagem até 9 de novembro. A série de fotografias, realizada no período em que o fotógrafo residia na Itália, é repleta de diferentes técnicas e ampliações pouco usadas hoje em dia. Com isso, Cecato busca resgatar o vintage através de imagens que abordam a natureza e sua relação com o ser humano.
A exposição é dividida em quatro partes, cada uma marcada por um processo artístico diferente. A primeira, que recebeu o nome de Trama, reúne imagens em preto e branco de galhos de árvores que remetem à estruturas do organismo humano. Seguindo a linha de remeter ao corpo humano de alguma maneira, vem a série Untitled, em que luvas plásticas foram usadas para espalhar cores que mais parecem fluídos corporais.
Em um segundo momento, Cecato revela um lado mais íntimo e artesanal. EmMethamorphoses, transfere negativos de Polaroid para papéis de aquarela e, ao aplicar alguns reagentes, causa uma transformação nas imagens que as aproxima do universo das gravuras. Por fim, na série Tenzin, o fotógrafo homenageia um menino lama tibetano com imagens que parecem estar mal acabadas, como que danificadas pelo tempo.
Impermanências
Local: Gabinete D Imagem
Endereço: Rua Estados Unidos, 273 – São Paulo
Data: até 9 de novembro
Galhos de árvores lembram as estruturas orgânicas humanas
Toda a série Trama foi feita em preto e branco
Série Untitled cria paisagens abstratas com cores fortes
Foram usadas luvas e cores para produzir o efeito
Cecato faz as cores parecerem fluidos corporais
Imagem da série Tenzin, em que brilha um menino lama tibetano supostamente reencarnação de seu mestre
Série Metamorphoses
Fonte: Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário