Todos conhecemos a famosa imagem do Tio Sam a recrutar americanos para a Primeira Guerra Mundial - a frase "I want you for US army" já pertence ao imaginário dos EUA e muitas alterações tem sofrido ao longo das décadas. E quanto à II Guerra Mundial? Será que temos noção das imagens de propaganda que circulavam, tentando recrutar jovens para a guerra que se travava na Europa?
Autênticas estratégias de publicidade eram cuidadosamente planeadas, incitando ao patriotismo, ao orgulho, ao medo e ao sentido de dever dos cidadãos americanos. Numa época de caos, destruição e contenção, estes cartazes representam o melhor que se fez em termos de publicidade, moda e apelo ao consumo entre 1939 e 1945. Quase 70 anos depois, descubram como os aliados pintavam o mundo fascista e, em especial, os nazis e reparem como é difícil de imaginar o mesmo tipo de propaganda nos dias de hoje. Ou será que não é assim tão difícil?
Existem imagens mais institucionais que mostram jovens militares a olhar o horizonte com uma arma na mão, mas também imagens mais irreverentes, como aquela que mostra Hitler de boxers com a legenda "Apanhe-o desprevenido". De entre as mensagens veiculadas, destacam-se aquelas que incitavam à compra de vales de guerra (war bonds), que ajudavam ao financiamento das armas e ao sustento dos soldados. Há também diversos cartazes dirigidos ao público feminino, mensagens de contenção e de cuidados a ter com conversas em público. A propaganda era diversificada e, como em qualquer estratégica de marketing, eram usadas várias formas para apelar à população, incluindo o humor.
Fonte: Obvious,
Nenhum comentário:
Postar um comentário