Você acertou o desafio TRIBARTE LXV!
Quem fez a obra "Amamentação" foi Picasso!
Algumas curiosidades sobre Picasso...
Picasso tem um destaque especial nas memórias do pintor Cícero Dias. Em Eu vi o mundo, o pernambucano relata diversos encontros com o artista espanhol, visitas a seu ateliê e o contato com suas obras. Os dois tornaram-se grandes amigos; Picasso, inclusive, batizou a filha de Cícero, Sylvia Dias.
“A Espanha convulsionada, em plena guerra civil, apresentou-se em um pequeno espaço: o Pavilhão da Espanha Republicana. Exibia uma expressão plástica e política como nenhum outro país poderia mostrar: Guernica, de Picasso, e a maravilhosa Fonte de Mercúrio de Calder (…)“Nos dias seguintes novos encontros se sucediam em Montparnasse. Picasso vinha acompanhado de um grupo espanhol, mas sempre nos apresentava a todos os seus compatriotas. Tínhamos de assinar um pedido ao governo francês a fim de facilitar o tratamento dado aos espanhóis que haviam entrado na França, fugindo das hordas franquistas, e estavam em situação irregular. Muitas vezes, eu e esse grupo de espanhóis seguíamos para o ateliê de Picasso, na Rue des Grands-Augustins. Vários assuntos eram tratados: situação da Espanha, fascismo, comunismo, exposição surrealista, Breton, Éluard etc.”
“Lá fui eu, à tardinha, para a Rue des Grands-Augustins, ateliê de Picasso. Ele vivia intrigado, colocava ou não colocava cor em Guernica. Interpelava muitos de seus amigos a esse respeito. Por sinal, encontrei-o com Chagall, com quem ele discutia, em frente à Guernica: cor ou não? O mestre russo coçava a cabeça e dizia: “Deixa Guernica como tu fizeste. Deixa, não toca, deixa como está”. O mestre russo se balançava como que dançando. Na saída, Picasso acompanhou Chagall até a rua. De volta ao ateliê, sentimos que estava aliviado, confortado. Ninguém melhor do que Chagall para opinar.Guernica ficou com seu primeiro bem-estar, forte, bem forte.
“Toda a obra de Picasso se assemelha a voragem e trovoadas. Uma obra e um homem se renovando todo tempo. Sua vida sentimental e sua obra vivem em constante mutação. Uma obra viva. Rememorando o mundo. Nela não havia espaço para o automatismo psicológico. Não era um artista dado a repetições. Em minhas constantes visitas ao seu ateliê sentia um saudável estímulo. Quanto mais minha existência perdurava, mais cultivava a arte, me tornava um homem sem idade. A arte, pela sua natureza, é uma expressão abstrata do pensamento humano. Onde a idade não soma.”
Segue a música do campeão!
João Filipe muito obrigada pelo seu constante interesse pela ARTE!
Amamos você!
Beijos!
4 comentários:
Esse menino deve ter algum segredinho para descobrir, mas acho que está valendo, esses dias no meio da semana eu o vi observando Seurat no Google. Um beijo grande!
Muito bom, linda homenagem as mães.
Obrigada Odair por sua participação! Volte sempre! Tenha uma excelente semana! Imenso abraço!
O maior segredo de seu filho é ser amado, sentir-se amado por uma mãe enviada por Deus chamada Edilene para reluzir alegria em sua jornada! Amamos vocês! Obrigada pelo carinho constante! Excelente e abençoada semana amiga! Beijos.
Postar um comentário