Cada raça de cavalo possui suas particularidades morfológicas, uma índole típica, como também as suas aptidões para o trabalho, esporte ou para o lazer e andamentos variados. Podemos dividir as raças de equinos em dois grandes grupos, conforme o seu tipo de andamento predominante: O Trote e a Marcha.
Cavalos Marchadores
Mangalarga Marchador
É uma raça que surgiu do cruzamento de um garanhão Alter Real, presente de D. Pedro II ao Barão de Alfenas, em Minas Gerais, com o rebanho mineiro da família Junqueira, de origem ibérica. A raça é prontamente identificada pela sua marcha em substituição ao trote. Trata-se de um andamento com momentos de tríplice apoio, muito cômodo, em contrapartida ao movimento diagonal e saltitante do trote. É uma das principais raças nacionais com crescente número de associados.
Características:
- Os animais da raça mangalarga marchador devem ter a cabeça de tamanho médio com a boca pequena e o perfil retilíneo.
- O pescoço deve ter as bordas superior e inferior retilíneas.
Aptidões: esportes hípicos, enduro e lazer.
Cavalos de Trote/Esporte
Árabe
O cavalo puro-sangue árabe teve início com cinco éguas escolhidas das cinco raças nativas na Arábia, que foram presenteadas pelas tribos do Iêmen ao profeta Maomé, o qual as abençoou e assim formou a atual raça puro-sangue árabe.
Características
- O animal padrão da raça árabe deve possuir as orelhas curtas e bem pontiagudas.
- A cabeça deve ser curta, e a distância entre ganachas bem maior que das outras espécies.
Aptidões: lazer, hipismo rural, enduro e trabalho.
Cavalos Para Corrida/ Salto/Hipismo
Puro Sangue Inglês
É o cavalo que possui o stud book (livro onde se registram os animais) mais antigo do mundo, aberto no século XVII, e que deu origem a todos os regulamentos das demais raças. Os britânicos, nesta época, estavam interessados em criar uma raça boa para corridas, cruzando cavalos árabes e bérberes com éguas nativas.
Características
- Deve possuir a estatura muito alta.
- Cabeça retilínea de média a longa, com orelhas de tamanho médio a longo, e boca pequena.
Aptidões: São animais ideais para corridas e concursos hípicos
Cavalos de Tração (Tiro)
Pônei
São originários da Ásia, norte da África e ilhas Shetland na Bretanha. Eles possuem os mesmos ancestrais do cavalo, sendo que, durante a evolução, teve de adaptar às condições de regiões como a Sibéria ou locais de mata fechada que dificultavam a locomoção de animais maiores. A diferença básica de um cavalo comum são as pernas mais curtas. A Associação de Criadores de Cavalo Pônei não registram animais que ultrapassem 1,15 m de altura, embora possam atingir até 1,42 m. A raça brasileira é resultante do cruzamento das raças de pôneis Shetland com Falabella (raça argentina de porte bem pequeno) e éguas nacionais de pequeno porte.
Características
- São animais dotados de grande rusticidade, precocidade, resistência ao trabalho e sobriedade na alimentação.
-A cabeça é pequena, fronte ampla e plana. O perfil vai do retilíneo ao subcôncavo.
Aptidões: Tração de pequenas charretes e se bem adestrados, para montaria infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário