CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA AMPLIADA
ILUSTRA Ícaro Yuji
Afinal, Capitu traiu Bentinho ou não?
1) O MARIDO PARANOICO (?)
Quando tinha 15 anos, Bentinho se apaixonou pela vizinha Capitu. Mas sua mãe, Dona Glória, havia prometido que ele se tornaria padre. O jovem largou o seminário após dois anos, formou-se advogado e se casou com a amada. Com o tempo, o ciúme corroeu a relação e Bentinho terminou só em seu casarão. Daí o nome do livro: “casmurro” significa reservado, ensimesmado, amargo. (Uma teoria muito popular diz que, na verdade, Bentinho era apaixonado por Escobar. Como narrador, ele usa a fixação por Capitu para despistar o leitor).
2) O LAR, DOCE LAR (?)
Bentinho reconstruiu, no bairro carioca de Engenho Novo, a casa onde havia passado sua infância, na Rua de Matacavalos (RJ), na Lapa. Tinha “três janelas de frente, varanda ao fundo, as mesmas alcovas e salas” e uma requintada pintura no cômodo principal. Ainda tinha espaço para flores, uma plantação com legumes, um poço e uma árvore casuarina.
3) O CONSELHEIRO (?)
Na época que a família de Bentinho morava na fazenda de Itaguaí, José Dias curou com homeopatia um feitor e uma escrava que estavam doentes. Não quis receber dinheiro, mas aceitou a proposta para morar ali. Continuou com a família na mudança para o Rio. Foi ele quem definiu os olhos oblíquos de Capitu como de cigana e dissimulada.
4 O AMIGO DA ONÇA (?)
Escobar conheceu Bentinho no seminário e o livrou de sua sina: foi ele quem sugeriu à Dona Glória que cumprisse sua “dívida” com Deus transformando um órfão em padre. Na vida adulta, tornou-se negociante e se casou com a melhor amiga de Capitu, Sancha. Os casais viviam grudados até a morte trágica de Escobar, que se afogou no mar.
5) O FILHO BASTARDO (?)
Filho de Capitu e Bentinho, Ezequiel recebeu o nome de batismo de Escobar e todos diziam que o menino tinha também os olhos e o jeito do comerciante. Ao notar tais semelhanças, Bentinho tomou aversão pelo garoto, exilando-o na Europa. Quando o rapaz voltou, apenas recebeu mais dinheiro para viajar novamente. Morreu de febre tifoide e foi enterrado perto de Jerusalém.
6) A ESPOSA INFIEL (?)
Depois de casar com Bentinho, Capitu demorou para conseguir engravidar. Para piorar a ansiedade, Sancha e Escobar, melhores amigos do casal, já tinham uma menina. A chegada de Ezequiel, no entanto, afastou Capitu do marido. Conforme o menino crescia, aumentaram as suspeitas de que era filho de Escobar. Bentinho acabou mandando mãe e filho para a Europa.
TRAIU OU NÃO?
Os argumentos de cada lado no maior debate da literatura nacional.
1-Sim
– Capitu se mostrou dissimulada em várias situações, como quando inventou uma mentira aos pais para encobrir que tinha beijado Bentinho.
– Ezequiel era parecido com Escobar – fisicamente, segundo Bentinho, e até na personalidade, de acordo com outros personagens.
– Não seria a primeira traição de Escobar. Corriam boatos de que ele já havia traído Sancha com uma atriz ou bailarina.
2-Não
– A semelhança de Ezequiel e Escobar pouco importa: o pai de Sancha, por exemplo, diz que sua esposa e Capitu tinham os mesmos olhos e personalidade.
– Bentinho é o narrador da história. Portanto, tudo é analisado segundo sua própria perspectiva, que pode ser deturpada.
– Ele era advogado e dominava os recursos da persuasão. Além disso, ele mesmo admite ser ciumento e ter memória ruim.
Dom Casmurro
AUTOR: Machado de Assis (1839-1908)
LANÇAMENTO:1899
GÊNERO: Realismo
FONTE:https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-era-a-relacao-entre-os-personagens-de-dom-casmurro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário