SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 24 de maio de 2015

Ação docente consciente



O professor deve saber que ensinar é criar as possibilidades para construção do conhecimento, para isto, o diálogo entre educador e educando se faz necessário, estando o professor aberto aos questionamentos dos alunos e, devendo, também, respeitar seus conhecimentos e experiências anteriores. Com diz Rubem Alves: “Conhecimentos que não são nascidos do desejo são como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia. Homem sem fome: o fogão nunca será aceso. O banquete nunca será servido”.
O aluno, assim como professor, também é movido pela curiosidade, ela é a mola propulsora do aprendizado e do ensino do educando, da construção e produção de conhecimento. Desta forma, o educador deve despertar no educando a fome do desejo de saber, de conhecer. Proporcionando um diálogo entre o professor e o aluno, diálogo este que não deve ser tratado como apenas um vai e vem de perguntas e respostas.
O conhecimento é a forma de libertação do indivíduo e o educador precisa estar preparado para essa missão libertadora. “Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha.” (Pedagogia da autonomia, p. 95)

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }