Um dos artistas mais bem-sucedidos do movimento conhecido nos anos 1990 como Young Britsh Artists, comando por Damien Hirst, o britânico Ian Davenport desembarca no Brasil para sua primeira individual no país.
Colourcade buzz, 2015
Exibindo seus trabalhos nas paredes da Dan Galeria até 27 de junho, o pintor abstrato criou uma tela especialmente para a mostra. Colourade: Buzz é quase um resumo dos seus 27 anos de carreira. Na tela, as linhas verticais e coloridas em sequência, feitas com o uso de seringas, se desmancham na borda. Serão apresentadas ainda outras 17 obras. Realizadas entre 1992 e 2015, elas compõem um recorte expressivo de sua produção.
A seleção das tintas e cores é criteriosa
Os trabalhos, que lembram a arte cinética de Carlos Cruz-Díez, conhecida por provocar movimento ou, apenas, a ilusão dele, abrangem as diferentes fases e questionamentos do artista, como as relações cromáticas, as linhas em sequência e as séries de arcos e círculos sobre alumínio e aço, dos anos 1990.
Poured Lines, 2008
Ian Davenport é conhecido pela simplicidade em manusear cores e formas, sobretudo de linhas retas e curvas, que se estabelecem em trabalhos coloridos. “Nos dias de hoje, é muito mais difícil um artista ser original na pintura do que em outras mídias. Ele é um artista sempre em questionamento, por isso sua obra tem consistência”, afirma Flávio Cohn, da Dan Galeria.
Montagem da exposição na Dan Galeria
Ian Davenport
Data: até 27 de junho
Local: Dan Galeria
Endereço: Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista, São Paulo - SP
Horário: de segunda a sexta das 10 h às 18 h, sábado das 10 h às 13 h
Poured Lines Black, 2007
Poured Lines Uni, 2006
Vista da exposição de Ian Davenport na Dan Galeria
Poured Painting Black Dark Blue Black, 1998
Poured Painting Green Blue Viole Blue Green Blue, 1998
Untitled Circle Painting Magenta Red Magenta, 2003
Untitled Circle Painting Red, 2001
Fonte: Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário