O trabalho "Infinity mirrored", da artista Yayoi Kusama, previsto para a mostra do CCBB em 2013
(fonte: O GLOBO, 31/12/2012, Audrey Furlaneto e Catharina Wrede)
De Frida Kahlo a Sophie Calle, de Louise Bourgeois a Marina Abramovic. Obras de grandes artistas mulheres devem aterrissar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio em 2013. A instituição trará ao país , em abril, a exposição “Elles”, criada pelo Centro Pompidou, de Paris, com mais de 130 obras feitas por 75 artistas mulheres de 1907 a 2007. A mostra, que o Pompidou exibiu em 2009, é uma das três grandes previstas pelo CCBB para o ano que vem. Até agora, a instituição terá a programação internacional das mais interessantes da cidade.
Além das mulheres da coleção Pompidou, o CCBB trará ao Rio, em outubro, a obra da celebrada artista japonesa Yayoi Kusama, que recentemente ganhou retrospectiva no Whitney Museum, em Nova York. Yayoi é conhecida por criar padrões de cores densas em diferentes suportes, de pinturas a instalações. O terceiro grande nome da programação do CCBB é Cai Guo-Qiang. O chinês que costuma envolver a comunidade em projetos como os de pintura com pólvora deve mostrar aqui “Da Vinci camponeses”, exposto na China em 2010 e feito em parceria com camponeses locais, que foram convidados a recriar inventos seus para a exposição. Se seguir seu conhecido processo e vier ao Brasil para acompanhar a mostra, Cai Guo-Qiang pode convidar os cariocas não só a ver, mas a participar de sua mostra.
Para além do CCBB, a programação mais aguardada é a do Museu de Arte Moderna (MAM), que em 2012 teve grandes momentos. Logo para o início do ano, no dia 16, o museu programa a abertura de “Adriana Varejão — Histórias às margens”, primeira mostra panorâmica da artista, exposta em 2012 no MAM de São Paulo. Com curadoria de Adriano Pedrosa, a exposição reúne 38 obras da artista, desde os anos 1990 até os dias atuais. Outra estrela da programação do MAM é a mostra de Márcia X., artista carioca morta em 2005 cujo acervo a instituição recebeu neste ano. Segundo o curador do museu, Luiz Camillo Osorio, estão previstas ainda exposições de Laura Erber, Maria Nepomuceno, Marcos Cardoso, Beth Jobim, entre outros. Ainda de acordo com o curador, estão agendadas, porém em busca de patrocínio, mostras de Ione Saldanha, Antonio Manuel, Rui Chafes, Daniel Feingold, Leda Catunda e Frida Baranek, além da “Arte Futura” (exposição de arte e tecnologia que virá de Barcelona).
Superlativa e grandiosa neste ano, a ArtRio promete melhorar sua organização no ano que vem — na última edição, as normas para obter isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) confundiram galeristas e causaram insatisfação. Marcada para acontecer de 4 a 8 de setembro, a terceira edição da feira de arte contemporânea continuará ocupando quatro armazéns do Cais do Porto e a reunindo algumas das mais importantes galerias do mundo. Segundo Brenda Valansi, organizadora do evento, as principais galerias brasileiras e estrangeiras já confirmaram sua participação na edição de 2013, como Gagosian e White Cube.Em 2013, estão previstas ainda, no Paço Imperial, retrospectiva de Beatriz Milhazes, individual do pintor Lucian Freud (1922-2011) e mostra de Vicente de Mello com fotografias de Brasília
http://cimitan.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário