SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Festival de Inverno SESC em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis vai até dia 29 de julho


Amo o trabalho de Beatriz Milhazes. e sua palestra foi maravilhosa!
A palestra apresentou ao público a obra de Beatriz Milhazes, situando-a na arte brasileira contemporânea e destacando a importância da gravura em sua trajetória. Revendo o percurso da artista, desde a formação no Parque Lage na década de 1980 até as obras recentes, analisamos seu compromisso com a pintura e o modo como suas telas assumem um caráter gráfico, adotando repetições, sobreposições e recortes. Foi analisado o impacto de artistas como Matisse, Mondrian e Tarsila do Amaral no processo criativo de Milhazes.

 Foto de Eny Miranda
 Foto de Eny Miranda

O primeiro fim de semana do Festival SESC Rio de Inverno foi um sucesso. Para começar com o pé direito, um animado Alceu Valença abriu os trabalhos na sexta-feira no teatro do SESC Quitandinha, em Petrópolis, e, no sábado, foi a vez de Teresópolis receber o show “Lua e Eu – Alceu Valença canta Luiz Gonzaga”.
Além de Alceu, a abertura em Petrópolis foi palco de uma palestra da artista plástica Beatriz Milhazes, que abriu caminho para a exposição de sua obra e teve como tema a origem de suas criações, caracterizadas pela utilização de formas geométricas e cores. Na exposição, inédita no Rio, foram apresentadas obras que retratam os momentos mais importantes do seu grafismo. Alguns trabalhos são de 1996, ano que iniciou este tipo de produção artística. E aqui uma boa notícia: o SESC adquiriu nove gravuras da artista e levará as obras ao público de todo o país, através de uma exposição itinerante. O primeiro pouso será o estado de Tocantins, que receberá a exposição no mês de agosto.
Em Teresópolis, Alceu Valença esquentou a quadra do SESC com um repertório que todo mundo sabia cantar na ponta da língua. Durante o show, ele relembrou que foi em Teresópolis que fez a primeira apresentação da sua carreira, ao lado de Geraldo Azevedo, e complementou: “É maravilhoso estar de novo em Teresópolis”. O cantor brincou com a plateia e ensinou os exercícios de voz que garantiram a sua presença no Festival, já que no dia anterior estava muito rouco. Alceu fez uma apresentação sensacional e deixou todo mundo com um gostinho de quero mais.
Ainda em Teresópolis, Maria Alcina fez um show histórico para comemorar os 100 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, uma das figuras homenageadas na edição 2012 do Festival. Com um figurino que lembrava o sol do nordeste, ela abriu o show com uma versão de “Asa Branca” somente em voz e acordeom, como se estivesse pedindo uma benção , emocionando toda a plateia. 
Em Nova Friburgo, a abertura do Festival foi animada pela Banda de Pífanos de Caruaru com Caju e Castanha. Já o sábado foi animado pelo Encontro Brasileiro de Acordeom; no domingo, foi a vez da cidade receber o talento de Alceu Valença. Também foi inaugurada a exposição “Jorge Amado em Caricaturas”.
E ainda tem muita coisa boa por vir. Traga seus amigos e sua família para curtir o Festival de Inverno mais caloroso do ano. 
Para ver a programação completa do Festival SESC Rio de Inverno, acesse o site:http://festivaldeinvernosescrio.com.br



Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }