SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Toda terça tem no TRIBARTE questões de Artes em vestibulares. Hoje questões da UERJ comentadas.

2011 - 1º Exame de Qualificação - Questão 53
Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ano 3, n. 6, ano 2010



O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:
(A) taylorismo – produção flexível
(B) fordismo – produção em série
(C) toyotismo – fragmentação da produção
(D) neofordismo – terceirização da produção

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa: O desenvolvimento tecnológico e científico e as formas de organização do trabalho e de exploração e uso dos recursos do meio ambiente
Objetivo: Identificar o modelo fordista e uma de suas características.
Comentário da questão:
O modelo produtivo fordista correspondeu ao momento histórico do capitalismo em que se formou a sociedade de consumo de massa, na qual a maioria da população passou a ter amplo acesso ao consumo de bens e serviços. O auge desse processo ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, contexto no qual se insere a obra de Andy Warhol, o que ajuda a explicar o consumo como um tema importante em seus trabalhos. Um elemento marcante do artista era a técnica da repetição, o que guarda correspondência com uma característica central do fordismo: a produção em série de produtos padronizados, tornando-os mais baratos e acessíveis à população.


Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas da Semana de Arte Moderna de 1922. A tela acima é representativa da primeira fase do movimento modernista no Brasil (1922 a 1930). Nesse momento, as propostas desses artistas e intelectuais encontravam eco em reivindicações de diferentes setores sociais do país, cuja mobilização levou ao fim da República Oligárquica, em 1930.
Identifique, a partir da tela apresentada, duas características da ordem socioeconômica defendida pelos modernistas na década de 1920. Em seguida, explique de que forma elas contradizem a política e a economia brasileiras vigentes à época.
Objetivo: Discriminar características do movimento modernista brasileiro no contexto da República Oligárquica.
Item do programa: O tempo da Guerra Total (1914-1945)
Subitem do programa: Vanguardas e Modernismo nas artes: literatura, artes plásticas e cinema.
Comentário da questão:
A obra de Tarsila do Amaral ilustra alguns dos principais valores reivindicados pelo movimento modernista no Brasil, na década de 1920: um cenário urbano, com fábricas, automóveis, avenidas e energia elétrica. A defesa da urbanização e da industrialização, vistos como símbolos de desenvolvimento para os integrantes da Semana de Arte Moderna, apresentava-se na contramão do modelo agrário-exportador vigente e criticava o domínio das tradicionais oligarquias agrárias, que controlavam o cenário político do país por meio dos currais eleitorais e do voto de cabresto. Esses novos valores colocavam em xeque a decantada “vocação agrária” nacional, princípio defendido por essas oligarquias, que servia de base às políticas econômicas, financeiras e tributárias desenvolvidas na Primeira República.
Obs.: Os comentários foram retirados da Revista do Vestibular da UERJ.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }