João Carlos Martins, o enredo, Alexandre Louzada, o Carnavalesco
A maior campeã do carnaval de São Paulo, com 13 títulos, incluindo um tetracampeonato (1998/99/2000/2001), aVAI-VAI homenageia este ano o pianista e maestro João Carlos Martins no enredo ‘A música venceu!’. Sem vencer o carnaval desde 2008, a preta-e-branca do Bixiga vai abrir seu desfile citando os deuses do Olimpo, local que serve de inspiração, segundo a escola, para todos os artistas e que serviu de prenúncio para o futuro promissor do homenageado.
Na trajetória de João Carlos Martins, a agremiação vai passar desde a infância – onde já determinava sua paixão pela música – até a consagração nos palcos brasileiros e internacionais. A Vai-Vai cita Johann Sebastian Bach como grande influenciador da carreira de Martins e da apresentação do brasileiro em países como Canadá e EUA, além de concertos na Europa e Oriente.
O acidente sofrido pelo pianista, em Nova York, que resultou no rompimento dos ligamentos de uma das mãos também vai estar no desfile da escola. A Vai-Vai mostra ainda a superação do pianista e sua volta por cima, tornando-se secretário de cultura de São Paulo. Na época, recuperou teatros e tombou áreas de preservação ambiental. O atentado que cessou com os movimentos de sua mão e o fez estudar para ser maestro deve encerrar o desfile da ‘Saracura’. A Vai-Vai é a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, que será em 4 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário