SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Diferença entre “onde” e “aonde”


Diferença entre “onde” e “aonde”


Onde = que lugar, em que lugar, qual lugar. Indica permanência, uma ideia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam estado ou permanência.


Exemplos:


Onde você está?
Alguém sabe onde fica o MASP?
João estava perdido, não sabia onde deixar o documento.
De onde você está teclando?
Não sei onde ele estava e nem perguntei.
Afinal, onde você mora?

Na tirinha abaixo, Calvin usa corretamente a palavra "onde":

www.veredasdalingua.blogspot.com.br
Aonde = a que lugar, para onde. É a junção da preposição “a” + onde. Dá a ideia de deslocação. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam movimento como ir, chegar, retornar, voltar e outros.


Exemplos:


Aonde você vai a essa hora?
Aonde nos levará esse trem?
João ficou perdido, simplesmente não sabia aonde ir.
Faz dois anos que saiu de Minas, aonde deverá retornar no próximo semestre.
Não sei aonde você quer chegar com essas atitudes.
Há lugares aonde não se deve ir só.


É importante frisar que a palavra “onde” dá a ideia de lugar. Muitas vezes ela é usada erroneamente em lugar de “em que”, “na qual”.


Ex: Há momentos onde me sinto perdido.


Nesse caso, a forma correta é “Há momentos em que me sinto perdido”, pois não há a ideia de lugar físico.


Na linguagem coloquial é comum verificarmos o uso das duas formas de forma indiscriminada, porém na norma culta há de se ter a devida atenção.

por Prof. Maurício Fernandes da Cunha - www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Exercícios – Onde / Aonde

1) ______ você quer ir?
2) Fui visitar a cidade ______ morei durante três anos.
3) Nunca sei _____ te achar.
4) ______ mora o Sol, é lá que eu vou estar.
5) ______ chegaremos com tamanha roubalheira?
6) O acidente aconteceu na praia ______ estivemos no ano passado.
7) ______ você vai tão apressadamente?
8) Tenho certeza de que ela mora aqui, mas não sei ______.
9) ____ você ficou durante a cerimônia?
10) Não sei _____ irei em minhas próximas férias.
11) Você estuda ______ me formei?
12) Não sei nada sobre ele. Nem quem é e muito menos _____ está.
13) ______ foram minhas sobrinhas que estavam aqui?
14) _______ fica o Playcenter?
15) _____ você for, eu vou.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }