SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 1 de maio de 2017

"A cultura deve ser entendida em seu tempo histórico e nas suas atribuições e resultados diante da sociedade."


"A cultura deve ser entendida em seu tempo histórico e nas suas atribuições e resultados diante da sociedade. Identificar elementos e funções impostas por uma cultura geral, nos ajuda a entender os modos de vida e a observar os resultados na ação profissional. 
Já a filosofia da práxis e todo o seu aparato conceitual nos oferecem uma nova possibilidade de observar a relação do homem com o trabalho e a sua atividade diante de uma unidade de pensamento entre teoria e pratica. 
Refletir sobre a filosofia da práxis como referência para pensar a ação profissional exige superar um pensamento mecanicista, não só da teoria profissional dos professores e da pratica docente, mas superar a limitação que muitas vezes é colocada aos próprios professores enquanto criadores e produtores de uma práxis profissional. O currículo, a cultura e a práxis, inicialmente tomadas como categorias teóricas que nos ajudam a compreender a relação entre a política educacional e a ação do professor, adquire materialidade empírica nos percursos vividos pelo Brasil no fim do século XX e início do século XXI, que deixaram profundas marcas em toda a sociedade brasileira. As mudanças produtivas do capital e a correlação de forças políticas em nossa sociedade promoveram reformas estruturais em toda a configuração do Estado nacional. Todavia, o preço cobrado por essas reformas não foi barato; áreas como educação, saúde e outros direitos sociais tiveram diminuída sua dimensão pública e humanista em benefício da maior subordinação à lógica do mercado internacional."

Carlos Thiago Gomes Sampaio

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }