O doodle desta segunda-feira celebra o aniversário do pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, um dos principais nomes do período barroco da arte. Nascido em 15 de julho de 1606, em Leiden, o artista completaria 407 anos hoje, se fosse vivo, o que motivou a homenagem do Google.
Quadro Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, de 1632, é um dos mais famosos de RembrandtFoto: Museu Mauritshuis / Wikimedia
Durante a carreira, pesquisadores acreditam que Rembrandt produziu cerca de 300 pinturas e outras 300 gravuras. Seus principais objetos eram retratos e paisagens, além das chamadas pinturas narrativas - suas obras sobre passagens bíblicas são muito elogiadas pelos especialistas pela atenção aos detalhes e por representam com precisão a emoção dos personagens em cena.
Autorretrato mostra Rembrandt aos 22 anos, em 1968
Foto: Museu Rijksmuseum / Wikimedia
As pinturas com motivos religiosos marcam o início da carreira de Rembrandt, quando ainda estava em sua cidade natal. Mudando-se para a capital holandesa, Amsterdã, seu trabalho deixa as telas pequenas - mas já cheias de detalhes - e assuma grandes formatos, além de se consolidar no estilo barroco. As passagens bíblicas continuam como tema, mas os retratos começam a tomar parte de sua produção. As paisagens viram tema a partir do meio da carreira do holandês.
Um fato curioso da vida de Rembrandt é que seu nome não tinha o 'D'. Foi o próprio artista que incluiu a letra em sua assinatura em 1633.
Último autorretrato de Rembrandt data de 1969, ano de sua morte
Foto: Museu do Louvre / Wikimedia
Rembrandt morreu em Amsterdã em 4 de outubro de 1669.
Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário