Alessandro Zanardi fez história mais uma vez. O ex-piloto de F1 e Indy conquistou a medalha de ouro nas paraolimpíadas de Londres, vencendo com facilidade nas bicicletas de mão, categoria tempo contra o relógio.
Alessandro Zanardi é a prova viva de que não há limites para o que possamos fazer se nos dedicarmos de corpo e alma. O italiano conquistou nessa quarta-feira (5) a medalha de ouro nas paraolimpíadas de Londres vencendo com tranquilidade entre as bicicletas de mão na modalidade tempo contra o relógio. O ex-piloto de Formula 1 e Fórmula Indy completou a volta no circuito de Brands Hatch em 12min11s13, à frente do alemão Norbert Mosandl e do americano Oscar Sanchez. Ele ainda está inscrito para duas outras modalidades, a prova de estrada e também o revezamento.
A vitória de hoje coroa Zanardi como um dos maiores esportistas de todos os tempos e exemplo de dedicação e otimismo. Campeão da F3000 em 1991, o italiano era a grande esperança italiana no automobilismo da década de 90. Mas após atuações discretas na Fórmula 1, atingiu o sucesso na Fórmula Indy que no final dos anos 90 viva seu auge. Zanardi foi campeão em 1997 e 1998 na equipe de Chip Ganassi.
Porém tudo mudou em 2001 quando errou na volta de seu pit-stop no circuito de Lausitzring, Alemanha. Zanardi rodou perigosamente no meio da pista, sendo atingido em cheio pelo carro de Alex Tagliani. Com o impacto brutal, suas duas pernas foram decepadas. Mas o que seria motivo de depressão para muita gente, acabou se tornando a maior fonte de energia para o piloto italiano. Com próteses, voltou a pilotar, inclusive voltando à Lausitzring para completar as 13 voltas que faltavam quando teve o acidente. Também competiu pela BMW no mundial de turismo (WTCC) chegando a vencer corridas.
Mas de 2007 para cá, o sonho olímpico passou a ser a principal meta de Zanardi. Em 2011 venceu as maratonas de Nova York e Veneza com as bicicletas de mão, obtendo a classificação para as paraolimpíadas de Londres. Esse ano também venceu em Roma, chegando à Inglaterra na condição de favorito. Zanardi mostrou mais uma vez um piloto veloz será sempre um piloto veloz não importando que veículo pilote.
Fonte | Grande Prêmio
Nenhum comentário:
Postar um comentário