Objetivos
Compreender as funções do esqueleto ligadas à forma dos ossos e examinar os compostos químicos que entram em sua constituição
Introdução
VEJA avisa que, já na infância, devemos tomar cuidados para combater a osteoporose, uma doença que atinge 5 milhões de brasileiros. O assunto sugere um aprofundamento com a turma baseado em dois tópicos importantes. Um se refere ao estudo do esqueleto humano numa visão anatomofuncional, para explorar aspectos físicos dos ossos relacionados às funções de proteção, sustentação e locomoção. O outro diz respeito aos fatores que podem ajudar a manter a estrutura óssea saudável - por exemplo, a ingestão de doses de cálcio, de acordo com a idade, ou a exposição diária ao Sol. Ensine por que tais medidas são benéficas.
Atividades
1ª aula - Leia a reportagem com os alunos. Discuta os mecanismos de ação do cálcio no organismo, assim como os da vitamina D. Sem a segunda substância, a primeira não pode ser absorvida. Nossa pele fabrica um derivado do colesterol que precisa da luz solar da manhã, rica em raios ultravioleta, para transformar-se em vitamina D. Antes que o processo se complete, essa substância passa pelo fígado e pelos rins e só então está pronta para favorecer a absorção de cálcio pelo intestino. Daí, ele entra na circulação e desempenha suas funções no organismo. Com o envelhecimento, esses órgãos podem não trabalhar com eficiência e, assim, comprometer a ação da vitamina D, mesmo com ingestão extra de cálcio. A necessidade só é suprida quando se associa ao consumo de vitamina D. Estima-se que algo entre 80% e 100% das quantidades de vitamina D presentes no corpo de uma pessoa vêm da exposição ao Sol.
Explique que a concentração de cálcio no sangue é controlada por dois hormônios: o paratormônio e a calcitonina. O primeiro age em dietas pobres de cálcio, retirando-o dos ossos e disponibilizando-o no sangue. A calcitonina, por sua vez, é uma forma de vitamina D que desativa as células destruidoras dos ossos, prevenindo, assim as perdas ósseas.
Chame a atenção também para a influência dos hormônios. A partir da puberdade, a testosterona (no homem) e os esteróides ovarianos (na mulher) assumem papel decisivo no processo de adequação das células ósseas às necessidades do esqueleto. Aparentemente, os esteróides sexuais estão ligados à facilitação da deposição de cálcio na matriz óssea formada.
Como pano de fundo de todos esses processos, a secreção de hormônio do crescimento (HGH) parece influenciar positivamente a deposição e formação de matriz óssea. A secreção desse hormônio é progressivamente maior desde a infância até a adolescência e daí para a vida adulta. Em seguida, o ritmo tende a diminuir, ao passo que aumenta a desmineralização óssea e reduz-se a reposição de matriz. Como cita a reportagem, estudos recentes têm demonstrado que o exercício físico - como liberador de HGH - é fundamental.
Para seus alunos
Forma dos ossos
O esqueleto humano apresenta três tipos de ossos de acordo com sua configuração
São formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, intermediadas por outra de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea. Exemplos: esterno, ossos da bacia, escápula e caixa craniana
Longos
Têm duas extremidades - epífises - e uma diáfise (o corpo do osso), composta de tecido ósseo compacto. Entre esta e cada epífise encontra-se a metáfise. Epífise e metáfise são formadas por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur e úmero
Curtos
Têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, carpos e tarsos
2ª e 3ª aulas - Discuta a importância do esqueleto, abordando, principalmente, a relação forma-função. Ressalte que a anatomia é um ramo do conhecimento que estuda a forma, a disposição e a estrutura dos tecidos e órgãos que compõem os seres vivos. Se observarmos à nossa volta, veremos que a compleição de todas as coisas está associada à respectiva utilidade.
As diferenças nas estruturas de cada osso (do crânio, da caixa torácica e dos membros) ocorrem para atender aos papéis que eles precisam desempenhar.
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele é feito de peças ósseas e cartilaginosas articuladas que representam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
Conte que o esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
Axial - formado pela caixa craniana, a coluna vertebral e também a caixa torácica.
Apendicular - compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica (ossos ilíacos, da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
Depois, distribua cópias da figura acima e examine as diferentes formas dos ossos. Conte que o interior deles é preenchido pela medula. Parte dela é amarela e funciona como depósito de lipídeos. No restante, é vermelha e gelatinosa, constituindo o local de desenvolvimento das células do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoiético é popularmente conhecido como tutano. As maiores quantidades estão nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula óssea vermelha é encontrada principalmente nas epífises.
Explique que o tecido ósseo é feito de células (osteócitos), substâncias orgânicas (como a proteína osseína) e substâncias inorgânicas (como sais de cálcio, carbonato e fosfato de cálcio). Dito isso, reproduza o quadro "Química dos Ossos" (abaixo) e entregue-o à moçada, previamente dividida em equipes. Proponha que todos os times realizem as experiências ali indicadas, a fim de reconhecer os dois grandes grupos de compostos químicos - orgânicos e inorgânicos - integrantes da estrutura óssea. Se for o caso, reserve uma quarta aula para comentar os resultados e rever os itens estudados.
Para seus alunos
Química dos ossos
Identifique a presença de compostos orgânicos e inorgânicos que formam a estrutura óssea
Consultoria Fabio Holtz
Professor de Biologia do Colégio Uirapuru, de Sorocaba (SP)
Fonte: Nova Escola
Professor de Biologia do Colégio Uirapuru, de Sorocaba (SP)
Fonte: Nova Escola
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