SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Seu nome em 1527 deveria ser "Irreverência", mas seu estilo é sinônimo desta palavra, conheça o estilo de Giuseppe Arcimboldo!


Autorretrato



Giuseppe Arcimboldo (1527 - 1593) foi um pintor italiano. Entre suas principais obras estão "As quatro estações" onde usou imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas.

Retratar as estações do ano como pessoas já era uma ideia usada desde a época dos romanos, entretanto, Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição dos rostos.


Arcimboldo (Milão 1527 - 1593 Boêmia ) iniciou os seus trabalhos com seu pai no vitral da catedral de Milão mas atingiu a fama em Praga. Seus principais trabalhos foram "As quatro estações" onde utilizou frutas , verduras e flores e "Os quatro elementos", utilizando animais marinhos e terrestres e objetos de guerra, para compor fisionomias humanas.


Arcimboldo era certamente um artista diferente para a sua época, criador do surrealismo quando nem se sabia o que era surrealismo. Mesmo os chatos puristas reconhecem a arte expressiva de Arcimboldo, mesmo que tecnicamente não se possa dizer que ele foi um surrealista. É o tipo de pintura que nos obriga a dispender um longo tempo para descobrir os detalhes ocultos atrás de cada pincelada.
O fogo - 1566.

A água - 1563-64

O bibliotecário - 1566

Primavera- 1573

Verão - 1573

Outono - 1573

Inverno - 1573

Verão - 1563

Inverno - 1563

Vertemnus - 1591

O advogado - 1566

O cozido ou o cozinheiro - 1571

Legumes em uma tigela ou jardineiro -1572 

Eve e a maçã - 1578

O ar - 1570

A Terra - 1570

Flora





Para saber mais visitem http://www.giuseppe-arcimboldo.org/

12 comentários:

joao victor disse...

joao victor:
eu acho que a arte dele e o surealismo tem de parecido pois os 2
sao coisas e que nao esistem mais sao diferentes no ponto que o sul realismo e o subconsciente ja a arte dele e o jeito que ele irverte as faces das pesoas

Isaac C. disse...

Surrealismo e a arte de Arcimboldo

Semelhanças: os dois tipos de arte retratam algo que nós não vemos no nosso dia a dia.

Diferenças: enquanto o Surrealismo retrata algo imaginário, Arcimboldo pega coisas já existentes e as posiciona de uma maneira que dá a entender que é o rosto de alguma pessoa.

Beatriz Almeida disse...

Arcimboldo juntava vários objetos, vegetais e frutos em suas pinturas.
Apesar dos trabalhos mais tradicionais, os quadros que mais caracterizaram Arcimboldo foram os "montados" com vegetais e frutas. Devido a estas pinturas estranhas para a época, há até críticos de arte que pensam que Arcimboldo era mentalmente perturbado ou louco.
A sua obra haveria de influenciar, os pintores surrealistas, que desprezavam a realidade concreta e exploravam a liberdade de expressão.

Arthur Moraes disse...

As artes de Arcimboldo não são surrealistas pois ele apenas transforma objetos já existentes como as frutas que é muito presente em suas obras.

Aline Carla disse...

Os comentários estão muito interessantes, muito bom saber que o aprendizado continua nos questionando. Beijos e obrigada!

Vinicius Rangel disse...

Isso não é exatamente surrealismo, pois não são do sub-consciente e sim já existentes, mas por outro lado, usa das figuras reais para fazer imagens(muitas vezes humanas pelo oque eu vi) de uma forma que ele(Arcimboldo), via em seu sub-consciente, que na verdade, seria uma arte de cada ponto de vista

Sabrina Farias disse...

A semelhança entre o surrealismo e Arcimboldo é que os dois retratam imagens que não vemos em nossa vida real. A diferença é que o surrealismo é algo mais abstrato, imaginário, e Arcimboldo costumava retratar suas pinturas utilizando imagens da natureza.

Ana Caroline disse...

Eu acho que ele era surrealista, pois ele mistura alguns objetos modificas com alguns reais.Eu acho as obras de Arcimboldo muito interessantes!!

Karen Meirelles disse...

eu tambem acho que é surrealismo... gostei muito e achei bastante criativo o modo que ele faz arte.

Caroline Fani disse...

Antes de existir o surrealismo,Arcimboldo ja pintava,juntando em sua obra vários frutos,vegetais,objetos e animais,formando rostos bastante renascentistas.

Yuri Tanus Cury disse...

Achei muito criativo o jeito q ele usou para criar pessoas com frutas mas acho q isso n e surrealismo

Yuri Tanus Cury disse...

Achei muito criativo o jeito q ele usou para criar pessoas com frutas mas acho q isso n e surrealismo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...