Autorretrato
Giuseppe Arcimboldo (1527 - 1593) foi um pintor italiano. Entre suas principais obras estão "As quatro estações" onde usou imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas.
Retratar as estações do ano como pessoas já era uma ideia usada desde a época dos romanos, entretanto, Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição dos rostos.
Arcimboldo (Milão 1527 - 1593 Boêmia ) iniciou os seus trabalhos com seu pai no vitral da catedral de Milão mas atingiu a fama em Praga. Seus principais trabalhos foram "As quatro estações" onde utilizou frutas , verduras e flores e "Os quatro elementos", utilizando animais marinhos e terrestres e objetos de guerra, para compor fisionomias humanas.
Arcimboldo era certamente um artista diferente para a sua época, criador do surrealismo quando nem se sabia o que era surrealismo. Mesmo os chatos puristas reconhecem a arte expressiva de Arcimboldo, mesmo que tecnicamente não se possa dizer que ele foi um surrealista. É o tipo de pintura que nos obriga a dispender um longo tempo para descobrir os detalhes ocultos atrás de cada pincelada.
O fogo - 1566.
A água - 1563-64
O bibliotecário - 1566
Primavera- 1573
Verão - 1573
Outono - 1573
Inverno - 1573
Verão - 1563
Inverno - 1563
Vertemnus - 1591
O advogado - 1566
O cozido ou o cozinheiro - 1571
Legumes em uma tigela ou jardineiro -1572
Eve e a maçã - 1578
O ar - 1570
A Terra - 1570
Flora
Leia mais em: Giuseppe Arcimboldo - Metamorfose Digitalhttp://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1683#ixzz1VgVX5AVb
Para saber mais visitem http://www.giuseppe-arcimboldo.org/
12 comentários:
joao victor:
eu acho que a arte dele e o surealismo tem de parecido pois os 2
sao coisas e que nao esistem mais sao diferentes no ponto que o sul realismo e o subconsciente ja a arte dele e o jeito que ele irverte as faces das pesoas
Surrealismo e a arte de Arcimboldo
Semelhanças: os dois tipos de arte retratam algo que nós não vemos no nosso dia a dia.
Diferenças: enquanto o Surrealismo retrata algo imaginário, Arcimboldo pega coisas já existentes e as posiciona de uma maneira que dá a entender que é o rosto de alguma pessoa.
Arcimboldo juntava vários objetos, vegetais e frutos em suas pinturas.
Apesar dos trabalhos mais tradicionais, os quadros que mais caracterizaram Arcimboldo foram os "montados" com vegetais e frutas. Devido a estas pinturas estranhas para a época, há até críticos de arte que pensam que Arcimboldo era mentalmente perturbado ou louco.
A sua obra haveria de influenciar, os pintores surrealistas, que desprezavam a realidade concreta e exploravam a liberdade de expressão.
As artes de Arcimboldo não são surrealistas pois ele apenas transforma objetos já existentes como as frutas que é muito presente em suas obras.
Os comentários estão muito interessantes, muito bom saber que o aprendizado continua nos questionando. Beijos e obrigada!
Isso não é exatamente surrealismo, pois não são do sub-consciente e sim já existentes, mas por outro lado, usa das figuras reais para fazer imagens(muitas vezes humanas pelo oque eu vi) de uma forma que ele(Arcimboldo), via em seu sub-consciente, que na verdade, seria uma arte de cada ponto de vista
A semelhança entre o surrealismo e Arcimboldo é que os dois retratam imagens que não vemos em nossa vida real. A diferença é que o surrealismo é algo mais abstrato, imaginário, e Arcimboldo costumava retratar suas pinturas utilizando imagens da natureza.
Eu acho que ele era surrealista, pois ele mistura alguns objetos modificas com alguns reais.Eu acho as obras de Arcimboldo muito interessantes!!
eu tambem acho que é surrealismo... gostei muito e achei bastante criativo o modo que ele faz arte.
Antes de existir o surrealismo,Arcimboldo ja pintava,juntando em sua obra vários frutos,vegetais,objetos e animais,formando rostos bastante renascentistas.
Achei muito criativo o jeito q ele usou para criar pessoas com frutas mas acho q isso n e surrealismo
Achei muito criativo o jeito q ele usou para criar pessoas com frutas mas acho q isso n e surrealismo
Postar um comentário