SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 16 de julho de 2013

MÚSICA NA PELE

Quando uma música marca a vida de alguém, é lembrada sempre que algo especial acontece. Pode ser uma pessoa, uma situação, uma viagem ou uma amizade. Não importa o que aconteça, sempre haverá uma música que fará parte da trilha sonora da sua existência. Seguindo essa premissa, Luiz Rodrigues idealizou o projeto "Música na Pele", que traz fotografias de pessoas diversas com trechos de suas músicas favoritas marcadas na pele.


© Luiz Augusto Rodrigues, capa do livro.

Quem nunca teve uma música preferida ou uma playlist cheia das canções que mais marcaram sua vida? A música tem esse poder de nos transportar. Algumas canções marcam pelo ritmo mas, no geral, o que deixa lembranças mesmo são as letras. Pensando nisso, que música seu corpo cantaria? O londrinense Luiz Augusto Rodrigues resolveu ajudar a gente a responder essa pergunta ao fazer o projeto "Música na Pele", uma coletânea de cliques retratando pessoas com as letras das suas músicas favoritas escritas na pele.

Quando criança, Luiz Rodrigues queria ser jornalista, mas a vida decidiu outra coisa e ele acabou enveredando pelos caminhos da fotografia. Ainda amador, recebeu tantos elogios que resolveu se aprofundar nessa arte. Em 2012, uma ideia surgiu. Luiz escreveu no braço o trecho “I admit it’s getting better”, de uma canção dos Beatles, e tirou uma foto de si mesmo. A partir daí, ele decidiu montar um álbum no Facebook com 30 fotos com esse tema. O que era apenas uma brincadeira, acabou se espalhando e ele começou a ser procurado por muita gente que também queriam ser retratada da mesma maneira.


© Luiz Augusto Rodrigues.


© Luiz Augusto Rodrigues.


© Luiz Augusto Rodrigues.

Luiz começou com um pessoal do meio musical, inclusive famosos como Zeca Baleiro, Roger Moreira (Ultraje a Rigor) e Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii). Depois, muitos amigos, amigos de amigos e até desconhecidos acabaram entrando no projeto, que foi intitulado “Música na Pele”. Sem patrocínios ou incentivos financeiros, Luiz topa fotografar qualquer um que queira fazer parte do projeto, desde que dê uma carona pra ele. “O foco são as pessoas e o que a música significa para cada uma delas”, diz.


© Luiz Augusto Rodrigues, Humberto Gessinger - Engenheiros do Hawaii.

Para Luiz, trabalhar fotografando pessoas trouxe para sua vida o dom de enxergar além do óbvio. De ver até o que os próprios modelos não vêem em si mesmos, como se tivesse a capacidade de transformá-los em algo que eles sequer sabem que são. Ele considera gratificante extrair essa beleza oculta, como se pudesse dar voz a sentimentos inaudíveis através de um simples verso de música. Nesse sentido, ele consegue deixar registradas para sempre pequenas ou grandes histórias na vida de cada indivíduo captado por suas lentes. Tal qual uma tatuagem que se guarda na memória.

A escolha do tema do projeto tem um pouco a ver com uma certa frustração. A música está entranhada na vida de Luiz, mas ele se sente incapaz de compor ou cantar qualquer canção. Dessa maneira, fotografando pessoas para o "Música na Pele", ele de certa forma conseguiu exorcizar os demônios da sua incapacidade musical.


© Luiz Augusto Rodrigues.


© Luiz Augusto Rodrigues.

Com o projeto, Luiz tem vivido momentos incríveis, escutando histórias felizes e tristes, fazendo amigos e também ganhando fãs. Um deles foi o músico Lobão, que incentivou o fotógrafo a dar continuidade ao belo trabalho.

O projeto deu tão certo e os elogios foram tão positivos na carreira de Luiz que ele decidiu transformá-lo em livro. Ao todo, foram 528 fotografias e a produção da livro foi bancada pelo próprio fotógrafo. Quem leva um exemplar para casa encontra uma página em branco, onde pode guardar uma foto com seu próprio trecho de música escolhido. Para ele o projeto nunca vai acabar: “... não é mais meu, é das pessoas. A maior recompensa são as pessoas e as histórias que eu conheci”, conta.

Conheça mais do trabalho de Luiz Augusto Rodrigues na página do Projeto “Livro de Cabeceira” no Facebook.


© Luiz Augusto Rodrigues.


© Luiz Augusto Rodrigues.

Fonte: Revista TPM

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2013/07/musica_na_pele.html#ixzz2ZElBqpQV

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...